A taxa de crimes violentos nos Estados Unidos aumentou quase 500% entre 1960 e 1992. As pequenas diminuições subsequentes podem ser atribuídas ao aumento de 500% no número de homens presos desde 1980.

A explicação mais plausível para este aumento de crime e patologia social é o grande incremento, desde os anos 60, da proporção de rapazes que são criados sem a participação do seu pai biológico. Nos Estados Unidos, os rapazes educados sem os pais estão, aproximadamente, sete vezes mais propensos a tornarem-se delinquentes e depois criminosos. As raparigas criadas sem os pais estão mais propensas a engravidarem fora do casamento, fugirem de casa durante a adolescência e desistirem da escola.

Milhões de crianças americanas estão a ser criadas por pais incompetentes, sobrecarregados, imaturos ou com problemas de socialização e muitas destas crianças serão, portanto, privadas dos seus direitos à vida, liberdade e procura da felicidade.

Neste sentido, discute-se que a sociedade tem responsabilidades para com estas crianças no sentido de requerer que as pessoas que tencionam ter filhos biológicos cumpram os mesmos requisitos mínimos esperados de pessoas que procuram a adopção, nomeadamente que tenham maturidade, sejam casados, auto-suficientes e não sejam criminosos nem apresentem perturbações.