Para a Psicologia Social, os valores pessoais são, hoje em dia, variáveis importantes na compreensão das sociedades. Teoricamente, assume-se que, ao ajudaram à interiorização de normas sociais, os valores estão indirectamente na base das relações humanas. Assim, os valores culturais, religiosos, ou até geracionais contribuem diferentemente para a dinâmica da vida social em contextos diferentes visto reflectirem as normas sociais de um contexto particular. De acordo, parece importante reavaliar o papel dos valores na dinâmica da vida social numa sociedade exposta a várias culturas de valores, como é o caso de Moçambique, o nosso estudo de caso, que é caracterizado por uma sociedade altamente diversificada e religiosamente distinta. Os objectivos do estudo são: testar a teoria de valores de Schwartz (1994) e a dicotomia Individualismo-colectivismo (Hofsetde, 1980) que está na base de distinções teóricas de valores religiosos (Donnelly, 1982), e, finalmente avaliar diferenças de valores com base na religião.

O instrumento utilizado foi um questionário com 30 itens adaptado de Schwartz (1994).

Os resultados foram analisados com uma MANOVA que revelou diferenças significativas com base na religião, as ANOVAS revelaram diferenças significativas para 6 dos 10 tipos de valores de Schwartz, e diferenças significativas a nível de distinções teóricas. O grupo Cristão valorizou mais do que o grupo Islâmico todos os valores significativamente diferentes entre os grupos.

Apesar de Moçambique reflectir o conceito teórico de uma sociedade colectivista, os grupos nacionais são diferenciáveis com base nos valores que advêm da sua religião. Assim, a religião parece ser um marco diferenciável dos valores das pessoas e consequentemente, uma variável importante no estudo e compreensão das sociedades modernas. Contudo, o facto de que todos os valores distinguíveis com base na religião foram mais valorizados pelo grupo cristão do que pelo grupo Islâmico pode sugerir que as teorias existentes ainda não conseguem abranger conceitos universais e representar culturas ou grupos diferentes. Esta perspectiva tem sido amplamente defendida principalmente por teóricos nas aras dos Direitos Humanos. Finalmente, parece poder concluir-se que um mesmo contexto histórico e social não é determinante de grupos homogéneos visto que outras variáveis como a religião parecem ser bastante mais determinantes dos valores dos grupos sociais. Esta linha de investigação aplica-se não só a religião como a qualquer outra variável determinante de valores de um grupo pelo que parece ser importante a sua aplicação em estudos futuros.