Dislexia do desenvolvimento é uma desordem na aprendizagem da leitura e/ou escrita com competência, que acomete crianças com inteligência dentro dos padrões de normalidade, sem deficiências sensoriais, isentas de comprometimento emocional significativo e com oportunidades educacionais adequadas (Ellis, 1995; Pinheiro, 1994; Nunes, 1992; Condemarin e Blomquist, 1989). Segundo a abordagem do processamento de informações a leitura é tradicionalmente explicada pela Teoria de duplo-processo ou dupla-rota, ou seja, processo visual direto/rota lexical e processo indireto com mediação fonológica/rota fonológica (Hulme e Snowling, 1992; Pinheiro, 1994; Ellis, 1995). O processo fonológico por basear-se em regras de correspondência letra-som, é adequado para leitura de palavras regulares e de palavras sem sentido, mas causa dificuldade para leitura de palavras irregulares e homônimos. Já, a leitura visual é processada como um todo e portanto, tanto as palavras regulares quanto as irregulares podem ser lidas corretamente através dessa via. Quando ocorre um colapso em qualquer uma das duas rotas, a aprendizagem da leitura e/ou escrita estará prejudicada. Pesquisas atuais (Nunes, 1992; Pinheiro, 1994; Capovilla, 1995), consideram a inabilidade para realizar análise fonológica, um dos fatores associados à dislexia. Este artigo objetiva relatar uma avaliação psicopedagógica para dislexia, realizada em uma criança do sexo masculino, 12 anos de idade, 4 anos de retenção na segunda fase do ciclo básico em escola da rede pública estadual. Após avaliação do potencial intelectual por meio do teste WISC, das habilidades acadêmicas e sensoriais visuais por meio do "Inventário de Capacidades Primárias" (Valett, 1970); das habilidades sensoriais auditivas (Golbert, 1988); das habilidades motoras (Pick e Vayer, 1985); e dos erros específicos em dislexia (Condemarin e Blomquist, 1989), pode-se concluir que E.G. apresenta notória discrepância entre potencial intelectual e desempenho em leitura, atraso no desenvolvimento psicomotor e linguagem, desempenho verbal inferior, lentidão na execução das tarefas, dificuldade em discriminação fonética, manisfestação de inversão de letras e confusão com sons acústicamente próximos, distúrbios de memória e dificuldade com orientação direita-esquerda. Frente as dificuldades observadas em E.G., principalmente a inabilidade para conversão da letra em som e a manisfestação de confusões visuais, podemos considerar que a criança apresenta dislexia mista, ou seja, comprometimento tanto na associação visual-verbal, quanto em percepção auditiva. A localização do dano na rota fonológica e rota visual/lexical será investigada em estudo a ser desenvolvido.