É com frequência que os nossos doentes fazem inúmeras perguntas sobre a doença mental, especialmente na preparação do regresso a casa, assistindo-se por vezes com um sentimento de impotência e solidão, às duvidas e inquietações que sentem os familiares do doente mental.

Ao elaborar este manual senti alívio e força necessária sabendo que dou o meu contributo para a melhoria da informação e continuidade dos cuidados aos doentes mentais, especialmente os doentes com perturbação bipolar.

Quero partilhar com doentes e familiares, o desejo de recuperar o respeito por todos os que se vêem afectados pela doença mental; não existem bons nem maus doentes, mas apenas pessoas que sofrem. A força nasce do facto de permanecerem unidos neste longo processo.

Quis não só dar o apoio técnico aos doente internados no departamento de psiquiatria e saúde mental de Santarém, mas também contribuir para uma preparação do regresso a casa com melhor qualidade de vida, com mais informação e envolvimento da família.

É a eles que dedicamos o nosso trabalho, surgindo a publicação deste manual como meio de divulgação aos técnicos de saúde, doentes e familiares.

Palavras-chave: perturbação bipolar, doentes bipolares, doença mental