O presente trabalho consiste em diversas reflexões sobre a necessária participação da neurobiologia no universo escolar e a urgente reflexão das teorias pedagógicas no tocante aos procedimentos utilizados no processo de ensino e aprendizagem, destaca-se a importância de conscientizar todos os envolvidos, professores e pais tanto no desenvolvimento como também no aprimoramento de novas práxis para o alcance do sucesso na aprendizagem. Demonstra a importância do entendimento do sistema nervoso central e suas influências no aprendizado. Desperta a necessidade de saber dosar a quantidade de conteúdos transmitidos e o tempo adequado para que os mesmos desprendam atenção ao conhecimento transmitido focando o processo de consolidação efetuado pelo cérebro no ato de aprender. Enfatiza o papel da emoção e motivação, suas influências nos sistemas neuronais que estabelecem quais informações serão guardadas. Salienta as influências do sistema de recompensas e a importância das alterações vistas e vivenciadas no mundo ao nosso redor. Propicia condições de entender a necessidade de os professores e pais conhecerem melhor seus alunos/filhos para adequar os conteúdos curriculares às competências individuais, descobrindo o que desperta a curiosidade e que lhe dá alegria aos aprendizes. Critica a prática de atormentar os alunos com suas deficiências e destaca a importância de expandir as capacidades preexistentes. Destaca a importância da psicogene da escrita e da leitura e suas profundas influências na criação do raciocínio abstrato destacando formas para despertar um melhor desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como a linguagem e a atenção e consequentemente o aprendizado inclusive da matemática, desde que ocorra emoção e motivação.