A presente pesquisa surgiu da problemática atinente ao conhecimento e aplicabilidade do Código de Ética do profissional de Educação Física. Os objetivos do presente trabalho foram o de identificar através da coleta de dados o nível de conhecimento a respeito do Código de Ética Profissional; a importância atribuída à formação e atualização constante por parte desses profissionais; e, por fim, identificar a existência - ou não - da disciplina Ética no processo de formação dos grupos pesquisados. Nesse sentido, a problemática da pesquisa foi: Qual o entendimento e importância atribuída por acadêmicos e profissionais de Educação Física no município de São Miguel do Oeste/SC sobre o Código de Ética do Profissional de Educação Física? A fim de atingir os objetivos nominados, analisou-se a criação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e dos Conselhos Regionais de Educação Física (CREF’s), os quais têm por compromisso buscar e manter a qualidade na Educação Física, qualificando e valorizando o profissional, fazendo com que seja cumprido e respeitado o Código de Ética Profissional da categoria. Tais órgãos têm como principal função estruturar e sistematizar exigências éticas, além de orientar, disciplinar, fiscalizar e dar parâmetros para que uma conduta pode ou não ser considerada ética. Com esse intuito, foi elaborado o Código de Ética Profissional, a fim de que sejam assegurados direitos e deveres dos profissionais de Educação Física. A pesquisa foi descritiva, baseada no estudo de campo e nas referências bibliográficas. Desenvolveu-se o presente artigo em razão do escasso conhecimento de profissionais e acadêmicos acerca do Código de Ética do Profissional de Educação Física, bem como da importância e necessidade de divulgação deste valioso instrumento, aliada à imprescindível atualização destes profissionais.