De forma geral, a educação tem a característica de transmitir saberes formulados ao longo da história. Pesquisadores das ciências humanas e sociais debatem a possibilidades de reformulações educacionais e mudanças no que diz respeito ao ato de educar, as quais enfatizem as causas da evasão escolar. Frente a tal problema, autoridades e pessoas que estão envolvidas no processo educacional, intervém a fim de erradicar esse fenômeno exige-se que se cumpra juridicamente: é obrigação da escola, notificar, ao Conselho Tutelar, Juiz da Comarca e ao Ministério Publico, frequência dos alunos acima de 50% das faltas, considerando o percentual permitido por lei. Tudo isso, é responsabilidade da escola caso não ocorra. Sabe-se que tais atitudes ainda não são suficientes, pois o número de crianças e jovens fora da escola ainda é muito alto. Desta forma, o presente estudo pretende avaliar os motivos e causas da evasão escolar em alunos, de uma escola pública brasileira, que estão, de acordo com os responsáveis da escola (por exemplo, diretoria, coordenadores, professores), a mais de sessenta dias fora da escola.