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A escola contemporânea: orientação para a profissão ou para a competição?

2011
jofelicio@uol.com.br
*Psicóloga Clínica e Escolar. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. **Professora titular do programa de pós graduação em educação da Universidade Estadual Paulista, UNESP (Brasil)

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A escola contemporânea: orientação para a profissão ou para a competição? Nova página 1

A escolha profissional coincide, na maioria das vezes, com um período de intensas crises e mudanças que é a adolescência. Os conflitos são mais nítidos nesta fase uma vez que há influências do grupo social, da família, do sistema de valores sócio-cultural. A orientação profissional auxilia o jovem a obter informações a respeito de si, da realidade que o cerca e do mundo do trabalho. Escolher no presente a profissão que desempenhará no futuro desperta angústia e medo pelo grau de importância que é depositado nas expectativas profissionais. Por estar inserida em uma sociedade capitalista, observa-se que a escola prioriza apenas a produção de informações para que o aluno seja aprovado no vestibular. O presente artigo tem como objetivo caracterizar a importância da orientação profissional nas escolas; o papel da escola no conceito de trabalho e das escolhas transmitidas ao jovem, uma vez que é a partir dela que o indivíduo faz a transição para o mercado de trabalho.

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