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A importância do brincar no âmbito educacional e suas contribuições no desenvolvimento e aprendizagem de crianças

2017
aldineyrm@gmail.com
Graduandas de Psicologia - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, BRASIL)

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A importância do brincar no âmbito educacional e suas contribuições no desenvolvimento e aprendizagem de crianças

Neste artigo pretende-se verificar a influência que o meio da sala de aula pode ter nas formas de brincar e como os professores podem servir de mediadores nesse processo, levando em conta as significações das brincadeiras e como elas podem estimular tanto o desenvolvimento quanto a aprendizagem das crianças, facilitando o processo educacional em sala de aula. Entende-se que é na brincadeira que a criança aprende espontaneamente a representação de papéis que irá exercer no futuro, desenvolve habilidades cognitivas, físicas e de criatividade, pode expressar medos e preocupações, além de proporcionar diversão e prazer a ela. No processo de aprendizagem, a brincadeira deve estimular o interesse e atenção para que surja uma motivação que impulsione o descobrimento de novos conhecimentos. As crianças brincam na maior parte do seu tempo, tanto na escola quanto em casa e isso demonstra o grande valor da brincadeira no crescimento delas, ainda que o brincar seja pouco estimulado e até mesmo reprimido, sendo considerado como bagunça ou desordem. Desse modo, a partir de pesquisa bibliográfica, pretendeu-se retomar o histórico da educação infantil no Brasil, definir e relacionar os conceitos de brincar, desenvolvimento e aprendizagem e entender como a brincadeira pode facilitar os processos educacionais.

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