PUB


 

 

A percepção dos professores do interior da Bahia em relação às dificuldades de aprendizagem na educação infantil

2012
well.andrade@outlook.com


A- A A+
A percepção dos professores do interior da Bahia em relação às dificuldades de aprendizagem na educação infantil

A presente pesquisa foi elaborada, com o objetivo de identificar a percepção do profissional de educação em relação aos fatores que podem direta ou indiretamente contribuir para a dificuldade de aprendizagem na educação infantil. A amostra foi composta por 51 participantes entre os municípios de Entre Rios, Alagoinhas e Ouriçangas na Bahia, sendo todos professores da rede pública municipal. Foi realizado um questionário estruturado, onde se observou que sobre as dificuldades de aprendizagem 29% dos entrevistados responderam que o fator predominante é a relação familiar conflituosa do aluno; 18% atribuíram a poucos recursos escolares; 14% atribuíram à falta de capacitação do profissional de educação; 24% afirmaram que o fator predominante é a falta de interesse do aluno e 15% atribuíram aos métodos de ensino defasados. Discutiu-se: 1) As interações entre família, aluno, professor e escola; 2) A influência dos fatores sociais e 3) A visão precária do modelo em relação às questões subjetivas do aluno.

 Ler texto integral em PDF