Reabilitação na Doença de Alzheimer

2005
cristina.camoes@sapo.pt
Psicólogas licenciadas pela Universidade Lusíada do Porto, Portugal

Reabilitação na Doença de Alzheimer Mediante as dificuldades cotidianas de se educar os filhos

A reabilitação tem como principal objectivo, capacitar os doentes e as suas famílias a lidarem com as consequências que a doença de Alzheimer traz não só para o doente mas para toda as pessoas que lidam com ele. Esta reabilitação propõe-se ensinar aos doentes e suas famílias estratégias compensatórias e organização de respostas, que poderão facilitar a qualidade de vida destes doentes.

Desta forma chamamos a atenção para a necessidade de haver plasticidade, isto é a necessidade dos indivíduos modificarem os seus comportamentos e padrões de vida de forma a possibilitar a adaptação à doença. A reabilitação neuropsicológica não se prende apenas com o melhoramento dos aspectos cognitivos, mas também a modificação de comportamentos desadaptativos, reabilitação profissional e apoio psicossocial.

Desta forma a primeira parte do trabalho remete-nos para uma explicação do conceito da doença de Alzheimer e apresentação dos transtornos a ela associados. Numa segunda parte apresentamos o tratamento da doença, numa vertente biomédica com o tratamento medicamentoso e finalmente a reabilitação neuropsicológica propriamente dita.

Palavras-chave: Doença de Alzheimer, Demência, Neuropsicologia, Síndrome Afasoapraxo- agnósico, Tratamento