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As preocupações dos estudantes universitários do curso de psicologia de duas instituições de ensino superior

2006
apagotti@terra.com.br
Professor do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário do Triângulo – Unitri – MG, Brasil (Antonio Wilson Pagotti). Aluna do Curso de Psicologia da Unitri MG, participante do Programa de Iniciação Científica (Daniela Maria Rodrigues Mendonça). Aluna do Curso de Psicologia da Unitri MG, participante do Programa de Iniciação Científica (Mara Aparecida Girardi Alves). Aluna do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia MG, participante do Programa de Iniciação Científica (Fernanda Pereira Labiak)

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As preocupações dos estudantes universitários do curso de psicologia de duas instituições de ensino superior Mobilização do sistema familiar no processo de reabilitação profissional

O presente estudo teve como objetivo identificar e investigar as preocupações de 120 estudantes do curso de Psicologia, de uma instituição privada e uma instituição pública da região do Triângulo Mineiro. Para a coleta de dados, foi feita a adaptação do instrumento desenvolvido por Günther (1996), e introduzida uma escala valorativa. Para ampliar as possibilidades de análise as perguntas foram organizadas em categorias: família, educação, conflito emocional, laços afetivos-sociais, segurança pessoal, saúde, estética, sexualidade, política, trabalho-profissão. Os resultados indicaram que a maior preocupação dos alunos, com 79,6%, foi com a categoria Trabalho e Profissão o que reflete as incertezas quanto ao futuro, com o domínio profissional e com o mercado de trabalho. A menor preocupação dos estudantes foi identificada na categoria Estética com 49,1%. Os dados revelam alto grau de preocupações , o que indica a necessidade que as instituições de ensino superior contribuam para a superação das dúvidas, insatisfações e estimulem a construção de projetos de futuro dos estudantes.

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