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Contribuições da didática em sala de aula referenciando livro didático

2019
professorcabello@bol.com.br
Mestre em Educação Matemática. Pedagogo. Psicopedagogo. Atualmente é professor concursado do Centro Paula Souza, ETEC Zona Sul e ETEC GETÚLIO VARGAS. Também professor universitário na FMU. Pesquisador e docente em cursos de Formação de Professores (Brasil)

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Contribuições da didática em sala de aula referenciando livro didático

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa de mestrado, que estuda as relações institucionais existentes, via livros didáticos, para a introdução da noção de juros no Ensino Médio. Assim escolhemos um livro didático avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM para a análise das relações institucionais existentes, quando se considera que o livro didático assume no ambiente escolar um material de apoio tanto para os estudantes como para os professores, podendo auxiliar no desenvolvimento da noção de juros. Para essas análises escolhemos como referencial teórico a Teoria Antropológico do Didático, Chevallard (1992, 1996), em particular as noções de relações institucionais, e também a noção de topos esperado do professor e do estudante, segundo Chevallard e Grenier (1997). Chevallard (1992) posiciona o ensino no campo da antropologia do conhecimento ou antropologia do ensino da matemática que corresponde ao subcampo da antropologia da matemática, ou seja, o estudo do homem em confronto com a matemática. Esse posicionamento conduz a uma expansão do quadro escolar uma vez que a didática está densa em toda a matemática ou ainda toda atividade matemática supõe uma atividade de estudo. Isso conduz a conceber a didática da matemática como a ciência do estudo e da ajuda ao estudo das questões de matemática. Na seqüência, apresentamos a metodologia usada para essas análises, bem como as questões de pesquisa. Finalizando, fazemos uma breve explanação das regularidades e diferenças, se existirem, entre as tarefas encontradas no livro didático escolhido para este trabalho, assim, como as relações institucionais existentes (livro didático) podem influenciar no desenvolvimento da noção em questão.

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