PUB


 

 

Empreendorismo social: perfil de empreendedores

2017
gcosta.gestao@gmail.com
Estudante de Bacharelado de Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado (Brasil)

A- A A+
Empreendorismo social: perfil de empreendedores

Este artigo aborda o empreendedorismo social a partir dos seguintes questionamentos: o perfil das pessoas que estão gerando novos tipos de negócios, como são motivadas e que tipo de impacto social elas pretendem gerar. Neste contexto, esta pesquisa se propõe a analisar qual o perfil do empreendedor social que contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo social, realizada por meio de uma revisão sistemática. Os artigos empíricos foram buscados nas bases de dados: REDALYC, SCIELO, LILACS, PORTAL DA CAPES e EBSCO, em um total de 15 artigos, no período de 2003 a 2017. Os resultados apontaram que a característica predominante desses empreendedores é o conhecimento profundo do negócio social, como também saber captar recurso, ser inovador e inteligente, saber negociar, ter agilidade, saber trabalhar em equipe, ter iniciativa, ser criativo e participativo. Concluiu-se que o empreendedorismo social transforma a responsabilidade social para um bem coletivo, que compreender os fatores de surgimento do fenômeno, favorece a compreensão das características/perfil de quem empreende, pois novos negócios são criados e ideias são colocadas em prática em um novo contexto para o mundo do trabalho.

 Ler texto integral em PDF