Fibromialgia: causas, sintomas, doenças relacionadas, tratamentos e atuação psicologica

2019
psicóloga.mariarosa@hotmail.com

O objetivo geral deste trabalho foi descrever a síndrome de fibromialgia e a contribuição da psicologia neste contexto. Para tanto, é necessário evidenciar os objetivos específicos na identificação do perfil epidemiológico da população acometida pela síndrome; discutir as causalidades da patologia e apontar as principais teorias e técnicas psicológicas sobre a síndrome fibromialgica. Realizou-se, então, uma pesquisa metodológica cientifica adotando, para o desenvolvimento deste trabalho, a revisão de pesquisa bibliográfica nas bases de dados BVS-PSI, SCIELO, buscando artigos científicos de acordo com a temática, resumos publicados em teses, dissertações, trabalho de conclusão de curso, livros e biblioteca virtual. Diante disso, verifica-se que, para o desenvolvimento desta pesquisa, a maior dificuldade encontrada foi existirem poucos artigos relacionados com a temática desde trabalho. Desta forma, este trabalho não esgota as pesquisas a respeito do tema, restando ainda abordagens e lacunas a serem estudadas, pelo que se sugere novas pesquisas. Impõe-se a constatação de que a problematização da pesquisa obteve como resposta a indagação: quais os aspectos da atuação do psicólogo que auxiliam no tratamento de pacientes fibromiálgico? Em resposta, conclui-se que diversas técnicas e abordagens no decorrer da pesquisa mostraram-se eficazes no tratamento de pacientes com essa patologia ou outras comorbidades, especialmente a aplicação das técnicas psicoterapêuticas, que demonstraram apresentar um maior alívio das dores. Ainda, recuperaram sua autoestima, apresentaram uma evolução nos quadros de ansiedade e depressão, bem como na qualidade do sono. Nas orientações aos familiares trabalhou-se na sua sensibilização no sentido de conhecerem os aspectos da síndrome e poderem compreender o seu portador, bem como de quão importante é o seu apoio durante o tratamento e a manutenção.