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Incidência de pensamentos negativos ao falar em público em universitários e sua relação com os aspectos comportamentais e sócio demográficos

2011
fernandavicilli@gmail.com
Formanda do Bacharelado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná (Brasil)

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Incidência de pensamentos negativos ao falar em público em universitários e sua relação com os aspectos comportamentais e sócio demográficos

Neste trabalho foi pesquisada a incidência de pensamentos negativos no ato de falar em público em estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná, bem como sua incidência de acordo com os aspectos comportamentais e sócio demográficos apresentados. Usou-se um questionário específico construído para este trabalho, associado ao Self Statements during Public Speaking Scale (SPSS), instrumento que foi adaptado ao português pelos autores Crippa, J.A.S; Osório, F; Graeff, F.G; Zuardi, A.W; Pinho, M; Busatto, G.F; Chaves, M; e, Loureiro, S.R. A Escala para Auto-Avaliação ao Falar em Público é um instrumento auto-aplicável. Tal instrumento foi respondido por 227 estudantes do período noturno da UTP, selecionados aleatoriamente, por uma amostra de conveniência. Na amostra houve predominância de indivíduos do sexo feminino (60,35%), entre 17 e 24 anos (77,37%) e solteiros (74,0%). No momento da aplicação do instrumento, a maioria dos estudantes (76,65%) cursava a graduação e paralelamente trabalhava, sendo que 49% dos respondentes têm sua graduação inserida na área das Ciências Humanas e (66,50%) não se dedica a nenhuma atividade extracurricular. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, com associação de resultados considerados relevantes, onde percebeu-se que a maioria dos respondentes (151, o que corresponde a 58,1% da amostra) se sente desconfortável ao apresentar-se em público, mas que, diferentemente do que era esperado, pensamentos negativos relacionados ao falar em público são relatados por uma parcela não tão significativa da amostra (21%). Este trabalho sugere a necessidade de ampliação do estudo, principalmente através de uma pesquisa qualitativa, contribuindo para uma melhor análise do medo de falar em público em estudantes universitários e sua real incidência.

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