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Neuropsicologia e desenvolvimento infantil: avaliação neuropsicológica em uma criança com dificuldades de aprendizagem

2019
erik.hf.12@hotmail.com
Psicólogo formado pela Universidade Salvador (Brasil)

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Neuropsicologia e desenvolvimento infantil: avaliação neuropsicológica em uma criança com dificuldades de aprendizagem

A avaliação neuropsicológica infantil busca identificar precocemente déficits ou dificuldades no desenvolvimento cognitivo e alterações no processo de aquisição de habilidades. Portanto, o objetivo deste estudo é descrever um relato de caso com base na experiência de estágio em avaliação neuropsicológica. Campo este, que proporciona recursos estratégicos para entendimento do funcionamento cognitivo do sujeito e uma possível reabilitação neuropsicológica. Para tanto, fez necessária a participação colaborativa da cliente e da mãe. Foram empregadas durante o processo de avaliação instrumentos, tais como: entrevista de triagem, buscando coletar dados que ratificasse o motivo dos atendimentos; anamnese infantil, explorando o histórico de vida da cliente, investigando a história clínica; entrevistas lúdicas com recursos terapêuticos, a fim de determinar vínculos de confiança, e exploração da queixa; teste NEUPSILIN-Infantil (SALLESET, 2011) avaliando o processamento da linguagem oral e escrita. De acordo com as etapas do processo de avaliação, observou-se que em relação às funções cognitivas a cliente não possui dificuldades, ou seja, funções bem preservadas, porém as capacidades escolares voltadas às questões familiares são fontes que suscitam as dificuldades de aprendizagem, pois não existe organização e planejamento para realização de atividades escolares, além de não existir uma rotina de estudo em casa, não possuindo hábitos que reforcem a leitura.

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