O desenvolvimento e a consolidação do complexo simbiótico na estrutura da personalidade e os seus efeitos psicopatológicos

2019
alanfs1995@gmail.com
Psicólogo

Demonstramos a partir de um processo analítico numa paciente de 27 anos a origem, o desenvolvimento e a consolidação do complexo simbiótico na estrutura da personalidade e os seus efeitos psicopatológicos. Por meio de uma imersão fenomenológica na sintomatologia apresentada, investigamos os significados inerentes aos seus sinais e sintomas. O estudo tem caráter analítico-descritivo, e preza-se pela descrição e análise dos fenômenos apresentados, bem como por compreensões psicodinâmicas. Caracteriza-se assim como um estudo de caso numa narrativa aprofundada em busca do cerne dos fundamentos psicológicos inerentes a constituição subjetiva. Essa investigação tem enquanto contribuição demonstrar o aspecto vivencial da experiência simbiótica e das suas repercussões nas diversas esferas da vida do sujeito, como também o manejo clínico e o tratamento da doença. Expõe-se à vivência da experiência clínica na relação dual terapeuta-paciente e os posicionamentos interventivos produzidos no decorrer de 24 sessões. Por fim, podemos concluir que houve um aumento – na analisanda - de consciência em relação aos seus comportamentos disfuncionais, como também a capacidade de analisá-los e identificá-los, além de ter havido conquistado a habilidade de introduzir respostas que alterem a dinâmica psicológica mórbida de tal forma a obter uma resposta que à beneficiasse.