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O vínculo transferencial na mediação jurídica: uma escuta analítica?

2006
alfaborges@yahoo.com.br
Alunas do curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ Campus de Arcos (Brasil)

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O vínculo transferencial na mediação jurídica: uma escuta analítica? Mobilização do sistema familiar no processo de reabilitação profissional

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado no âmbito do SAJ- Serviço de Assistência Jurídica da Puc Minas Arcos, através do estágio em “Intervenção psicossociológica em serviços de assistência jurídica”, oferecido no 6º período do curso de psicologia e desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar de atuação. A partir da avaliação psicológica do caso, realizou-se a intervenção psicossocial com um sujeito do sexo masculino, 37 anos, casado, desempregado. Considerando que o pedido de atendimento jurídico pelo sujeito e suas idas crônicas ao SAJ para decidir questões relativas aos inúmeros processos que possuía em andamento na justiça apresentavam sintomas característicos de uma perturbação emocional, o objetivo das intervenções psicossociais foi desvelar o conteúdo psíquico adoecido e, a partir da operacionalidade da transferência, despertar no sujeito recursos de ordem psíquica que pudessem colocá-lo frente ao desejo e autonomia de escolha. O referencial teórico que deu sustentação à escrita do caso e interpretação dos dados colhidos foi à psicanálise, sendo a transferência o princípio norteador dos atendimentos. As intervenções foram realizadas segundo a técnica da psicanálise, que prioriza a escuta, a observação e as entrevistas em detrimento do uso de outros instrumentos de avaliação e intervenção. O trabalho foi estruturado em pesquisa de estudo de caso, que consiste em observar a evolução de um fenômeno ao longo de um período delimitado de tempo. O período destinado a esta pesquisa foi de três meses, sendo os atendimentos agendados semanalmente. Os dados foram analisados a partir de uma perspectiva qualitativa e possibilitou o levantamento de uma hipótese de trabalho sobre a psicopatologia do sujeito. O estudo de caso possibilitou ao aluno a aplicação dos conhecimentos teóricos em uma situação prática, possibilitou a experiência do exercício interdisciplinar e, em relação ao atendido, pôde-se constatar de maneira qualitativa a manifestação da transferência como princípio norteador dos atendimentos ate aqui e condição para que haja uma ação terapêutica possibilitadora de uma reorganização psíquica mais sadia por parte do sujeito.

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