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Relações entre regras e limites com o processo de autorregulação de crianças entre 3 e 4 anos

2019
isabellapvitti@gmail.com


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Relações entre regras e limites com o processo de autorregulação de crianças entre 3 e 4 anos

No contexto de desenvolvimento infantil é fundamental a aplicação de regras e limites, uma vez que é nessa fase que ocorre a internalização de signos, julgamento moral e formação de personalidade. Além desses aspectos, também ocorre o processo de autorregulação, que diz respeito à habilidade de regular a emoção, cognição e o comportamento de forma a enquadrá-los no que é aceito socialmente. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo investigar se há relação entre as regras e limites estabelecidos pelos adultos e o processo de autorregulação demonstrado nas crianças na faixa etária de 3 a 4 anos de uma creche de educação infantil. Trata-se de um estudo de observação direta de oito crianças (2 meninas e 6 meninos) e dois adultos (professora e uma auxiliar). Foram selecionadas três categorias de análise sobre autorregulação e seis categorias sobre regras e limites. As crianças apresentaram comportamentos de autorregulação compatíveis com a faixa etária e, de maneira geral, satisfatórios. Constatou-se também o papel fundamental dos adultos como mediadores de conflitos, o que pode ter influenciado positivamente no processo regulatório das crianças. Por fim, foi através das regras e limites aplicados pelos adultos de forma adequada que os mesmos atuaram de forma positiva como correguladores do desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental das crianças observadas em termos de processo de autorregulação dessas.

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