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Uma releitura da obra “Educação como Pratica da Liberdade” frente à educação atual

2020
professorcabello@bol.com.br
Mestre em Educação Matemática. Psicopedagogo. Professor na Etec Getúlio Vargas, Etec Irmã Agostina e Etec Zona Sul. Na FMU Faculdades Metropolitanas Unidas (Brasil)

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Uma releitura da obra “Educação como Pratica da Liberdade” frente à educação atual

O presente artigo tem como abordagem uma releitura da obra Educação como pratica da liberdade, de Paulo Freire. Durante a releitura procuramos identificar os principais conceitos e eixos norteadores do educador. A obra perpassa não apenas as transformações que nosso pais atravessava além de pontuar algumas mudanças em alguns países da América Latina, mas também propicia um enfoque histórico social circunstancial dos intelectuais da época e suas ações. Para cada eixo destacado nesse trabalho procuramos articular com o cenário da educação e com a práxis do professor diante dos fatos. Perpassa por situações enfrentadas pelos profissionais da educação no contexto da escola. Acreditamos ser um alerta diante das ideias visionarias de Freire, de forma a despertar o quanto é necessário rever não apenas práticas mas grande parte o sistema educacional. Trazemos no trabalho a situação em termos de mensuração do quadro da educação de forma a provocar uma reflexão por todos, famílias, instituições e profissionais da educação.

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