PUB


 

 

Workshop de orientação profissional em escolas públicas

2014
givferreira@yahoo.com.br
*Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do RS, Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo Centro de Estudos, Atendimento e Psicoterapia da Infância e Adolescência. Atualmente Psicóloga da Saúde Mental do município de Sentinela do Sul e Psicóloga na Clínica Sulmed Medicina e Segurança do Trabalho. **Estudante do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba, estágio de familiarização no hospital psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre, estágio em Psicopatologia com prática em grupos terapêuticos de crianças, estágio em Psicodiagnóstico. Atualmente, estagiária de Psicologia, ênfase em Processos Educacionais do Serviço de Consultoria e Desenvolvimento Institucional: Empresa e Escola ULBRA Guaíba.

A- A A+
Workshop de orientação profissional em escolas públicas

O objetivo deste artigo é relatar uma intervenção de orientação profissional em alunos com faixa etária entre 13 e 18 anos, da rede pública de ensino do município de Sentinela do Sul. O artigo traz um apanhado histórico da orientação profissional desde quando a prática se via vinculada à psicometria. Além disso, houve a descrição da prática, com enfoque qualitativo. Descrição do debate com os participantes sobre o cotidiano de cada um, trazendo para o grupo vários tipos de experiências, apresentação e discussão sobre as profissões, explorações e percepções das condições pessoais em conexão com as ofertas sociais da região. Ao final da intervenção os adolescentes relataram a satisfação de participarem do evento e o sentimento de segurança para a escolha profissional.

 Ler texto integral em PDF