A importância do brinquedo sucata no desenvolvimento infantil
claudiarobertasossela@gmail.com
*Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul (RS, Brasil). **Professor Adjunto da Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS, Brasil)
Este estudo foi realizado a partir da observação de crianças de dois a três anos de idade que frequentavam o Maternal A da creche de uma instituição de Caxias do Sul. Teve como objetivo investigar os comportamentos de cinco meninas e três meninos expostos a um estímulo novo no ambiente num período de brincadeira livre. Utilizou-se o método observacional e, para a coleta de dados, a técnica de Registro Contínuo Categorizado. A pesquisa confirmou a expectativa da curiosidade manifestada ao estímulo apresentado, onde os comportamentos envolveram exploração, questionamento e brincadeiras múltiplas com os materiais. Os resultados sugerem o brinquedo sucata como um importante instrumento de desenvolvimento a ser utilizado no resgate da criação infantil, pois oportuniza a criança transformar objetos, entender o mundo que a cerca e desenvolver o pensamento simbólico.