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Acolhimento de urgência subjetiva na escola e o enfrentamento da violência

2015
adisaka68@gmail.com
Graduanda em Psicologia no Centro Universitário Jorge Amado, grupo Ilumino (Brasil)

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Acolhimento de urgência subjetiva na escola e o enfrentamento da violência

O presente trabalho, através da pesquisa bibliográfica, visa relacionar a crescente incidência de violência manifestada, inicialmente, pelas crianças e adolescentes nas escolas e, depois, na vida cotidiana, como efeito do sofrimento psíquico causado pelas violências vividas desde a infância, advindas geralmente de seu ambiente doméstico. Utilizando o norteamento teórico da psicanálise lacaniana no dispositivo de acolhimento das urgências subjetivas praticados nas instituições de saúde mental, este estudo propõe a inserção de psicólogos nas escolas públicas, principal instituição social para a formação da cidadania, para que seja ofertado o mesmo serviço de dispositivo de acolhimento psicológico. O serviço visa, através da escuta clínica diferenciada à fala espontânea, possibilitar a criança e ao adolescente em sofrimento psíquico, novas formas de se haver consigo e com o meio, evitando assim, manifestações em atos e comportamentos desagregadores.

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