PUB


 

 

As semelhanças, diferenças e contribuições de Piaget e Vygotsky para formação docente

2010
lemosmichael@hotmail.com
Estudante da Faculdade Anhanguera de São Caetano(Brasil)

A- A A+
As semelhanças, diferenças e contribuições de Piaget e Vygotsky para formação docente Nova página 1

A proposta deste artigo é apresentar os resultados preliminares de um estudo exploratório que teve por objetivo de coletar, analisar e contrapor informações sobre o desenvolvimento humano e da aprendizagem sob a óptica de Piaget e Vygotsky e a presença destes teóricos nos cursos de licenciatura. A partir da revisão bibliográfica, foram levantadas possíveis semelhanças e diferenças entre as duas concepções. Foram aplicados questionários com questões fechadas e a docentes responsáveis pelas disciplinas de Psicologia e Teorias da Aprendizagem em cursos de Licenciatura, porém apenas uma professora retornou. A partir dos dados coletados pretende-se ampliar a compreensão sobre as teorias propostas, assim como a sua aplicabilidade no campo educacional. A intenção é que este estudo possibilite subsídios que nortearão o trabalho educacional de uma maneira mais ampla, no que tange a Educação Básica e a Educação Superior.

 Ler texto integral em PDF