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Autismo: estratégias de intervenção no desafio da inclusão no âmbito escolar, na perspectiva da análise do comportamento

2017
naide-dias@hotmail.com
Graduanda em psicologia da UNIJORGE (Brasil)

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Autismo: estratégias de intervenção no desafio da inclusão no âmbito escolar, na perspectiva da análise do comportamento

A inclusão escolar visa acolher todos os alunos, no sistema de ensino, de maneira que se respeite as diferenças e se reconheça as diversas necessidades de seus alunos. Ao incluir um aluno com necessidades especiais, como um aluno com Transtorno de Espectro Autista, deve-se assegurar uma educação de qualidade, em que possibilite dentro desse espaço o ensino aprendizagem e a sua interação social, juntamente com as outras crianças. Desse modo este artigo teve como objetivo os desafios enfrentados no âmbito escolar no processo de inclusão de alunos com Transtorno de Espectro Autista, seu conceito, as leis que favorecem sua inclusão, a atuação do psicólogo na perspectiva da Análise do Comportamento e estratégias de intervenção para o enfrentamento dessa problemática através do método da Análise do Comportamento Aplicada. Foi encontrada nas revisões de literaturas a relação sobre a inclusão e exclusão escolar, as leis e a atuação do psicólogo, mediante a inserção de alunos autistas. Como a inclusão de artigos publicados de 1990 á 2016, nas bases de dados como Scielo, Pepsic, Google Acadêmico, Revista Autismo, Projeto Integrar , ITCR-campinas. Tendo como resultado o papel fundamental do psicólogo na inclusão de alunos autistas no âmbito escolar.

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