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Inclusão escolar e deficiência mental: um estudo de caso em uma escola Municipal de Lavras – MG

2010
garciaresende@yahoo.com.br
Estudantes de Psicologia - Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), Brasil

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Inclusão escolar e deficiência mental: um estudo de caso em uma escola Municipal de Lavras – MG Nova página 1

O tema inclusão escolar de pessoas com deficiência é algo muito discutido e prioritário para as políticas públicas no Brasil atualmente. Essa pesquisa teve por objetivo observar e analisar a interação social entre um aluno do quarto ano de uma escola municipal de Lavras, MG com Deficiência Mental (DM) e seus colegas. Observar os alunos dentro e fora da sala de aula foi o primeiro passo da pesquisa, posteriormente entrevistar dez alunos com perguntas sobre duas escolhas e duas para rejeitar para brincar e realizar tarefas; os alunos foram observados durante três manhãs durante a situação de aula e de recreio. Esses dados foram combatíveis com os obtidos na entrevista, mostrando que o aluno foco com Deficiência mental é menos aceito e mais rejeitado que os outros colegas, o aluno com DM passa a maior parte do tempo do recreio sozinho, demonstra dificuldade para iniciar ou manter contatos sociais com os demais colegas.

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