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Crianças com autismo no processo de inclusão: comunicação alternativa e método TEACCH

2018
andrearosa_walquiria@hotmail.com
Mestre em Psicologia, Especialista em Psicopedagogia Clínica/Institucional e em Gestão: Administração, Supervisão e Orientação Educacional, Biomédica, Atua como Professora de Apoio Especializado em escola da rede pública de ensino e Psicopedagoga clínica. Autora do Livro - Autismo Infantil: Práticas Educativas Integradoras e Movimentos Sociais, Editora Appris.

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Crianças com autismo no processo de inclusão: comunicação alternativa e método TEACCH

Este artigo trata da questão que envolve os processos de inclusão no ambiente educacional e na sociedade das crianças com autismo, assim como sugere-se a prática da intervensão psicopedagógica. O objetivo deste trabalho é compreender o papel da Psicopedagogia, na sua atuação em conjunto com a equipe multidisciplinar, assim como profissionais especializados em Saúde e Educação, para propiciar o desenvolvimento de habilidades nos alunos com necessidades específicas, no caso, o Autismo, foco da pesquisa. O trabalho que aborda o tema da inclusão, delimitando para a questão das crianças com autismo e recursos aplicados para o atendimento, como por exemplo a utilização da tecnologia assistiva, a fim de se propor a minimização do quadro do transtorno possibilitando o indivíduo a sua integração educacional e social. A metodologia nesta investigação é de caráter qualitativo, baseado na coleta de dados através de pesquisa bibliográfica, ou seja, análise documental, ou por meio da mídia impressa e eletrônica. Pretende-se com esta pesquisa, identificar a abordagem psicopedagógica, assim como recursos e algumas práticas que podem contribuir para lidar com crianças que apresentam autismo e possibilitem ser mais integradoras facilitando o processo de inclusão.

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