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Desenvolvimento e educação da criança com altas habilidades / superdotação

2016
jesimao@hotmail.com
Acadêmicas do Curso de Psicologia do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI (Brasil)

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Desenvolvimento e educação da criança com altas habilidades / superdotação

O presente artigo foi desenvolvido para fins de conhecimento sobre o desenvolvimento e educação da criança com altas habilidades/superdotação, solicitado pelo professor Pedro Paulo Mendes Sbissa que ministra a disciplina de Diversidade no Cotidiano Escolar da 7ª Fase de Psicologia do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajai – Unidavi. Superdotação vem sendo um fenômeno muito falado entre os pesquisadores trata-se de uma capacidade intelectual específica ou geral, acima da normalidade esperada. Envolve fatores biológicos, psicológicos e também sociais, que acabam gerando conflitos para os sujeitos que possuem alguma habilidade, até podendo ser confundido de inicio com algum déficit de atenção ou transtorno psicológico, por na maioria das vezes serem criativos e extremamente bons em alguma área ou disciplina, e não saberem nada sobre outra. Diferente da Inteligência intelectual, que precisa ser estimulada ao longo dos anos, as habilidades já nascem com o sujeito, e podem vir a se desenvolver em qualquer idade, mesmo muito pequenos. A característica mais marcante de um superdotado é a criatividade, como estudaremos ao longo do trabalho.

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