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Estratégias de regulação emocional no trabalho: um estudo com servidores públicos municipais

2017
elenmotapsi@outlook.com
Psicóloga. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional (Brasil)

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Estratégias de regulação emocional no trabalho: um estudo com servidores públicos municipais

As emoções têm fundamental papel na mediação das relações interpessoais em diferentes conjunturas, seja ela familiar, social ou no trabalho. Pesquisar o papel das emoções no ambiente de trabalho torna-se imprescindível para compreensão do modo como os indivíduos as expressam e as modulam, externando-as de forma condizente às normas da organização. O presente estudo objetivou identificar as estratégias de regulação emocional implementadas pelos servidores públicos de um município do interior da Bahia e verificar as relações existentes entre as estratégias recorrentes e as variáveis sociodemográficas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo Survey descritivo, com uma amostra de 196 servidores públicos municipais. Baseados nas informações obtidas, foi possível identificar e analisar o uso de estratégias de regulação emocional no trabalho, constatando que a maioria dos sujeitos que participou do estudo podia expressar suas emoções no âmbito organizacional e considerava que sabia controlá-las, o que requer por parte do indivíduo uma compreensão e consciência de si e dos mecanismos ativadores das mesmas. Dos participantes, uma porcentagem significativa considerava ter plena consciência de sua experiência emocional. Não foram encontradas na amostra pesquisada diferenças expressivas ao se relacionar frequência de utilização das estratégias de regulação emocional com as variáveis tempo de serviço, regime de trabalho, faixa etária, quantidade de empregos, escolaridade e sexo.

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