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O tornar-se Pessoa na ótica rogeriana: os desafios de constituir-se aprendiz na educação superior

2015
andrekey_psicologia@hotmail.com
Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda e Psicologia. Especialista em Desenvolvimento e Orientação da Família e Docência na Educação Superior (Brasil)

Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação em Docência na Educação Superior da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Docência na Educação Superior.

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O tornar-se Pessoa na ótica rogeriana: os desafios de constituir-se aprendiz na educação superior

Tornar-se Pessoa remete à ideia de um processo de continuidade, complexidade e profundidade em busca de si mesmo, um olhar para a integralidade do sujeito e seu projeto de vir a ser pessoa articulado ao contexto da educação em que se apreende o conteúdo em primeira instância como cidadão, consequentemente os efeitos que o mesmo lhe causa em seu papel de aluno. O objetivo desta pesquisa é conhecer e analisar o conceito de pessoa na perspectiva de Rogers. Discute-se a contribuição deste conceito para a formação identitária do aluno, destacando a possibilidade de uma prática docente no ensino superior nesta direção. Quanto ao desenvolvimento teórico deste trabalho, aborda-se a visão humanística de homem segundo Carl Rogers, pesquisando bibliograficamente os conteúdos de forma qualitativa e de caráter exploratório. Busca também analisar a importância do pensar crítico na constituição do aluno como ser pessoa, por meio de uma educação que o capacite frente aos confrontos e desafios da vida tendo convicção de quem se é, e promovendo encontros congruentes com que sua interioridade sinaliza para fazer, conectados ao campo da ação do sujeito. Para que isso ocorra, é necessário a pessoa sentir-se independente, caminhando por suas próprias escolhas sem a intervenção direta de outrem, obedecendo ao que o organismo pede para auto realizar-se.

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