PUB


 

 

O trabalho interdisciplinar do psicólogo da saúde com outros profissionais: uma prática com base em três casos clínicos

2018
alanfs1995@gmail.com
Formado em Psicologia (Psicólogo) pela Universidade Paulista (UNIP)-(Bolsista ProUni/2014-2019). Aprimorando em Neuropsicologia Geriátrica (2019-) pela UNICAMP pelo Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, atuando no Ambulatório de Psiquiatria Geriátrica e Neuropsiquiatria.

Trabalho desenvolvido em Unidade de Serviço Assistencial na área da Saúde Comunitária em bairro de vulnerabilidade socioeconômica nas periferias da cidade de Campinas - São Paulo

A- A A+
O trabalho interdisciplinar do psicólogo da saúde com outros profissionais: uma prática com base em três casos clínicos

O trabalho pretende fazer uma breve apresentação de três casos clínicos de alta complexidade e por sua vez demonstrar os desdobramentos do atendimento que fora produzido no âmbito da Psicologia da Saúde, na modalidade de psicoterapia em setting institucional em Unidade de Serviço Assistencial na área da Saúde Comunitária em bairro de vulnerabilidade socioeconômica nas periferias da cidade de Campinas, onde foi prestado serviços de suporte psicológico. Tínhamos como objetivo (1) a produção de trabalho interdisciplinar com outros profissionais da da saúde – com foco na terapêutica dos usuários -. (2) Articulação de rede com outras instituições com a finalidade de produção de trabalho interdisciplinar e (3) estimulação da criação de Planejamentos Sociais – mediado pela Assistência e Psicologia Social - para os usuários da Psicoterapia Individual. A narrativa dos casos expõe as sessões que ocorreram e principalmente o modo pelo qual se abordou interdisciplinarmente as demandas. Percebemos que a interdisciplinaridade exposta é um demonstrativo de como o trabalho em conjunto promove benefícios aos pacientes. O ambiente de atendimento ocorreu em um Ambulatório de Especialidades Médicas. Além disso, houve uma comunicação com profissionais da área Social – psicólogo e assistente social -, da Saúde – Enfermeiro e Psicólogo – e jurídico – Técnico jurídico -. No ambulatório fora feita uma intersecção de conhecimentos com Fisioterapeutas e Acupunturistas no tratamento de Ansiedade Generalizada. Por fim, concluímos que o trabalho interdisciplinar é importante, uma vez que permite um acompanhamento dos pacientes por meio de diversas abordagens terapêuticas, que além de contribuir cada uma com sua prática específica, contribuem – também - como um todo “orgânico” no sentido de que permite maiores níveis de socialização para os pacientes que necessitam de contato social.

 Ler texto integral em PDF