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Percepção do professor sobre o fenômeno bullying no ambiente escolar

2011
janaina_smo@hotmail.com
*Acadêmicas do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (Brasil). **Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Brasil)

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Percepção do professor sobre o fenômeno bullying no ambiente escolar Nova página 1

A pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção do professor acerca do bullying e saber que sentimentos as situações de bullying despertavam neles. A violência no ambiente escolar tem sido vista como um problema cada vez mais freqüente. O bullying caracteriza-se por um relacionamento interpessoal marcado por um desequilíbrio de forças, envolvendo atitudes agressivas, intencionais e repetidas tomadas por um estudante contra o outro. Neste contexto, o professor contribui para favorecer o bem-estar psicossocial no ambiente escolar. Os participantes foram 5 professores da rede pública de ensino, que responderam a um questionário semi-estruturado. Para analisar os dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo. De modo geral, os resultados indicam que os professores enfrentam esse tipo de violência em seu cotidiano. Eles tem interesse em reduzir esses comportamentos, assim como sentem-se afetados e acreditam que o bullying prejudica o seu trabalho em sala de aula.

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