PUB


 

 

Psicomotricidade Infantil: A arte de brincar e aprender através do lúdico

2015
elis_sandrab@hotmail.com
*Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unidade de Pinhalzinho (Brasil). **Psicóloga. Professora do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Educação pela UNOESC (Brasil)

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como pré-requisito para a obtenção do Título de Graduação em Psicologia, da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Unidade de Pinhalzinho

A- A A+
Psicomotricidade Infantil: A arte de brincar e aprender através do lúdico

Este artigo tem como objetivo compreender a partir da visão de professores a eficácia do brincar e da psicomotricidade em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento psicomotor infantil. Teve como objetivos compreender a psicomotricidade e sua importância no desenvolvimento infantil, entender a relação entre o corpo e a mente através da psicomotricidade, identificar quais as formas lúdicas que contribuem para o desenvolvimento psicomotor, assim como analisar de que forma a ludicidade contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor infantil. Foram entrevistados quatro professores, formados de 02 a 12 anos no magistério, atuando em uma escola municipal do município de Maravilha no oeste de Santa Catarina. Metodologicamente foi utilizada uma entrevista semiestruturada, formada por questões norteadoras que guiaram a entrevista, mas abriram espaço para a possibilidade de outros pontos serem aprofundados. Sendo a mesma uma pesquisa qualitativa com técnica de análise de conteúdo. Da análise dos relatos das participantes percebeu-se a importância dada pelos profissionais entrevistados a psicomotricidade, assim como sua participação na vida e no desenvolvimento das crianças, e ao mesmo tempo verificou-se a preocupação relacionado a pouca disponibilização de cursos de aperfeiçoamento relacionado ao tema.

 Ler texto integral em PDF