PUB


 

 

Universidades corporativas: um breve estudo

2011
laysa.viana@gmail.com
Graduandas do 10º semestre de Psicologia

A- A A+
Universidades corporativas: um breve estudo Nova página 1

As empresas, ao longo do seu processo de crescimento e desenvovlimento, vão naturalmente criando inúmeras estratégias para se tornar cada vez mais competitiva no mercado de trabalho. Considerada uma estratégia atual no mundo corporativo, as Universidades Corporativas (UC’s) caracterizam-se como espaços educacionais dentro da empresa que visa proporcionar desenvolvimento de pessoas, assegurando através disto, vantagens competitivas à empresa. Este artigo, caracterizado como exploratório, discorre a respeito das UC’s que tem por objetivo relatar um breve estudo sobre as UC’s de modo que se possa caracterizá-la, além de sinalizar as diferenças entre estas e as universidades tradicionais, bem como levantar as críticas em relação à sua metodologia. Os resultados encontrados na pesquisa mostram que ainda é preciso uma aproximação dos moldes proposto pela teoria de Meister (1999) para Universidades Corporativas, pois muitas empresas ainda adotam as mesmas apenas em caráter de modismo ou para cobrir lacunas dos antigos departamentos de treinamento.

 Ler texto integral em PDF