PUB


 

 

Hipnose clínica na infertilidade psicogénica

2014
hipnoglobal@gmail.com
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Organização Estratégica pelo ISLA, Lisboa. Trainer de Hipnose Clinica na Asociación Internacional de Hipnosis Clínica y Experimental. Certificação do London College Of Clinical Hynosis e Certificação Avançada, pelo Instituto Brasileiro de Hipnologia. Certificada Internacionalmente pela International Coaching Community e Practicioner de PNL, reconhecida NLPU University.

A- A A+
Hipnose clínica na infertilidade psicogénica

 

Como hipnóloga clínica, considero que o restabelecimento emocional necessário para engravidar passa, necessariamente, por uma análise de toda a história de vida da mulher e da dinâmica da relação, como casal. À luz da hipnose clínica, a infertilidade psicogénica está associada ao medo inconsciente de ser mãe. Esse medo deve-se, normalmente, ao medo de repetir padrões comportamentais dos progenitores.

A mulher está consciente que possui o ambiente e os comportamentos necessários para ter um filho mas, inconscientemente, duvida das suas capacidades para o proteger. Dúvida que resulta traumas de infância, como: abandono (quando os progenitores dão prioridade ao trabalho em detrimento dos filhos); abuso sexual; vítima de bullying; divórcio dos pais; vítima de dificuldades socio-económicas, entre outros.

Esses traumas provocam inumeros medos. Medo de ser abandonada pelo companheiro e ter que criar o filho sozinha; medo de não conseguir proteger o filho; medo de não ter condições económicas suficientes; medo de engordar; etc…

Há outros factores a ter em consideração e que, naturalmente, têm peso numa situação de infertilidade psicogénica. Nomeadamente, a dinâmica da relação entre o casal e o facto do companheiro sofrer de stress laboral.

A somar a tudo isto, a corrida desenfreada para conceber, como um acto desesperado, que acaba por converter o desejo de ter um filho num acto mecanizado e desprovido de desejo e prazer, agravando ainda mais a situação.   

A fim de ser possível analisar todos os factores implicados no processo, há que iniciar a terapia com a presença de ambos os membros do casal. No entanto, posteriormente, cada um será acompanhado individualmente.

A hipnose, ao promover um estado de foco e concentração muito grande que levam o indivíduo a dissociar corpo e mente, permitindo por meio da hetero-sugestão que a mente inconsciente se eleve, gerindo e assimilando cada sugestão ou auto-sugestão, sem as limitações físicas e temporais pré concebidas ou críticas da mente racional e dedutiva, tornando o sujeito mais criativo, inovador e produtivo, a fim de gerar as alterações comportamentais ou fisiológicas necessárias para atingir um determinado objectivo vai actuar na eliminação do stress laboral sentido pelo homem e vai anular os medos sentidos pela mulher. É ainda reposto o equilíbrio relativamente ao acto da concepção. 

A hipnose, por si só, aumenta a probabilidade de engravidar, pelo relaxamento fisico e psicológico que provoca.

 

Cristina Infante Borges

Cristina Infante Borges é licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Organização Estratégica pelo ISLA, Lisboa, e Master e Doctorado em Hipnose Clinica pela Asociación Internacional de Hipnosis Clínica y Experimental. Possui também a Certificação do London College Of Clinical Hynosis e Certificação Avançada em Hipnose Clínica, pelo Instituto Brasileiro de Hipnologia. Está igualmente certificada internacionalmente pela International Coaching Community e Practicioner de PNL, reconhecida NLPU University.

mais artigos de Cristina Infante Borges