PUB


 

 

O fenômeno Bullying

2011
melquioliveira21@yahoo.com.br
Estudante do curso de Psicologia na Faculdade Machado Sobrinho, Juiz de Fora (Brasil)

A- A A+
O fenômeno Bullying

 

INTRODUÇÃO

Este é um termo bastante conhecido por todas as pessoas em geral: bullying. Significa todo o conjunto de assédio, insinuações,  provocações, humilhações, ofensas e agressões, seja fisicamente, seja verbalmente os quais muitos alunos sofrem nas mão de um ou vários outros alunos. Estima-se que cerca de 60% dos alunos de todas as escolas já passaram ou  sofreram Bullying pelo menos uma vez na vida.

É sabido que até pouco tempo, todas essas coisas eram consideradas –  até pelos educadores –  como uma coisa normal, como brincadeiras  de crianças, e até mesmo, como um rito de passagem da idade. No entanto, devido aos sérios danos psicológicos que estas “brincadeiras” acarretam para a vitima, o termo vem ganhando o destaque e a atenção da maioria dos educadores e especialistas dessa área em geral.

Tudo  começou com os vários escândalos ocorridos em escolas e universidades de todo o mundo, onde ex-vítimas de bullying, entraram  atirando em alunos da instituição e se suicidando logo em seguida. No Brasil, o recente caso de Wellington Menezes, em Realengo, foi que chamou a atenção da mídia e dos diversos especialistas da área em geral, para esse tema que até já era discutido anteriormente, mas agora, depois do ataque, só redobraram-se as suas  atenções  para este  assunto.

 

O QUE É O BULLYING?

Como foi dito acima, o Bullying se trata de todo o conjunto de, intimidações,  provocações, humilhações, ofensas e agressões, de caráter físico ou psicológico que muitos alunos são submetidos dentro das escolas. Certos alunos, por não aceitarem as diferenças pessoais existentes entre eles e os demais colegas, reagem de uma forma negativa a isso, ofendendo, desdenhando e humilhando  os demais  apenas pelo fato de eles possuírem alguma característica diferente dos demais.  Se alguém é gordo demais, este é alvo  de piadas, se alguém é magro demais perto dos outros, este é alvo de piadas. Se alguém tem um estilo de roupa diferente ele é motivo de piada; se alguém se dedica demais aos estudos  (popularmente chamado de nerds) este é alvo de piadas é por aí vai.

 Eles são sempre atacados por  pessoas preconceituosas, egocêntricas e que não toleram diferenças. Não por acaso, são exatamente esses tipos de alunos, que mais tarde, sempre se envolvem com  processos tais como assédio moral, assedio no transito, no trabalho, sexual  dentre outros.  Na verdade, estes outros tipos de assédio só mudam de nome, mas continua sendo exatamente a mesma coisa do bullying, que nada mais é do que um nome dado para o assédio nas escolas.  

É sabido que ele sempre esteve presente em todas as escolas, de todas as classes sociais, e cometido em qualquer idade com qualquer pessoa. É um fenômeno social tão antigo quanto as relações pessoais.

 

COMO ACONTECE O BULLYING?

O Bullying pode ocorrer das mais variadas maneiras, sendo a mais simples delas, porém não menos danosa, o isolamento.

O agressor procura isolar-se da vitima, cortando toda e qualquer relação social com a mesma e  incentivando os outros colegas a fazerem o mesmo, deixando-a  assim,  praticamente ou  sem nenhum amigo.

Uma outra forma de bullying, (a mais conhecida delas) são os apelidos, gozações, e piadas as quais a vitima passa dentro da escola. Até aí nada de mais. Quem nunca foi, ou é  alvo de alguma risada dos colegas , alguma piada, algum apelido ou  outras situações desconfortáveis na escola? No entanto, a forma de como o aluno reagir à estas coisas é que irá determinar se ele será ou não vitima de bullying. Normalmente, os alunos que são mais sensíveis a estes tipos de coisas e que se deixam abater,é que  são os alvos prediletos dos agressores. Normalmente, são   alunos que  são pessoas mais  tímidas, isoladas, tranqüilas, pacificas, que não gostam de brigar e por isso mesmo, sentem  dificuldades para se defenderem.

Ao perceberem que elas não apresentam nenhum risco, que não sabem se defender e que se deixam abater facilmente, os agressores se aproveitam disso, e o que antes, tinha começado como uma simples provocação, piadas ou apelidos, começa a virar ofensas e humilhações mais sérias. Os apelidos ganham um caráter mais pejorativo e ofensivo, as discriminações se tornam cada vez mais freqüentes. As humilhações também são bastante comuns. E, em alguns casos (que não são poucos) a vitima começa sofrer agressões físicas, como  empurrões, tapas, rasgões, socos, chutes e por ai vai. Em casos mais extremos, são comuns as ameaças de morte. Neste contexto, não é preciso ser nenhum expert no assunto para saber que, todas estas experiências causam  nas vitimas  profundas marcas, as quais elas  irão carregar pelo resto de suas vidas. E um fato notável e interessante, é que a vitima, no fundo, acha que  a única culpada por tudo isso que ela está passando é ela própria,  que o defeito está é com ela mesma a qual supõe que ele seja a sua  característica diferente; esta que é alvo das ofensas e ataques dos agressores.   Não  os denunciam, por medo de sofrer retaliações por parte dos mesmos e sua situação piorar ainda mais. Além do mais, ao denunciá-los, logicamente os seus pais saberiam de tudo o que está passando e certas vitimas preferem deixá-los de fora disso, a fim de evitarem as  preocupações deles  ou de serem mais um peso na cabeça dos pais. Por isso, preferem não denunciar ninguém.  

 

QUAIS AS CONSEQUENCIAS QUE O BULLYING TRAZ NA VIDA DE SUAS VITIMAS?

 São incalculáveis os danos que o bullying traz na vida de quem o sofre.

Em geral, a vitima se torna uma pessoa ainda mais tímida, negativa e  depressiva . Sua auto-estima é completamente danificada e, em geral, elas tendem a construírem uma auto-imagem muito negativa a seu respeito.  Também tendem a ficarem com uma péssima imagem das pessoas a sua volta, achando, em seu intimo, que todas as pessoas são tão pervesas e maldosas, quanto foram os seus agressores.

Não são raros os pensamentos suicidas. Se não for ajudada, a vitima irá carregar todas essas marcas pelo resto de sua vida

 

COMO IDENTIFICAR UMA VITIMA DE BULLYING

É fácil perceber quando um aluno é vitima de bullying. Normalmente ele é aquele aluno mais calado, que tem dificuldades de relacionamento e que tem medo de todo mundo.

No caso dos pais, é mais simples ainda de perceber.

Quando o filho começa a ficar mais deprimido, estressado e impaciente por exemplo. Quando inventa sempre  qualquer desculpa para não ir a aula.  Quando ocasionalmente, tem sonhos onde pode acontecer de ele gritar “me ajudem” ou “socorro”. E em alguns casos começam a pedir mais dinheiro, ou mesmo a roubar dinheiro dentro de casa.

Nestes casos, ao começar a apresentar esses tipos de comportamento, é quase cem por cento certo que um filho esteja sofrendo bullying e, logicamente, precisa de ser ajudado.