Página 1 de 1

Estágios Profissionais no Estrangeiro

Enviado: sexta mar 14, 2008 10:57 am
por MartaCunha
Olá a todos.

Estou a terminar o meu curso mas ando a ponderar a ideia de ir para o estrangeiro fazer um estágio profissional, nomeadamente para a Inglaterra. No entanto a minha faculdade diz que tenho de pesquisar várias instituições onde gostaria de realizar estágio pra que depois seja efectuado o contacto. (Este estágio profissional está inserido no programa de Erasmus).
Gostaria de saber se alguém já realizou um estágio profissional no estrangeiro, como foi a experiência e como pesquisar instituições "credíveis" ou com algum estatuto. Toda a informação que me possam dar é bem vinda uma vez que a própria faculdade não me sabe esclarecer convenientemente sobre todo este processo.

Obrigada

Enviado: sexta mar 14, 2008 2:31 pm
por sowieso
Olá.

Em breve vou iniciar um estágio profissional no âmbito do Programa Leonardo daVinci.

Inicialmente o que me sugeriram foi (1) seleccionar os países onde gostaria de realizar o estágio, (2) fazer uma lista do tipo de instituições em que estaria interessada (em função da área ou tipo de trabalho realizado) (3) fazer uma lista de contactos possíveis.

A questão dos países seleccionados pode ser relevante, pois por vezes as instituições respondem desfavoravelmente aos pedidos de estágio porque as habilitações académicas e/ou acesso ao exercício profissional não são reconhecidos nem directos. A Inglaterra é dos países onde muitas vezes esta questão surge como entrave para o estágio. De qualquer forma, depende sempre da instituição.

Quer por sugestão da minha faculdade, quer através de pessoas que conheço que já realizaram este tipo de estágios, uma boa estratégia para obter contactos de instituições "credíveis" é falar com professores da área em que se está interessado para o estágio. Muito provavelmente, podem ajudar-te, ou fornecendo contactos de colegas estrangeiros/instituições ou ajudando-te a avaliar a credibilidade dos locais.

Quanto aos contactos e obtenção de respostas (quer positivas, quer negativas) é muitas vezes uma questão de sorte e insistência. Muitas vezes os pedidos perdem-se na imensidão burocrática ;)
Conheço quem tenha mandado "500" pedidos e tenha recebido apenas uma resposta favorável. Eu só fiz um contacto e fui aceite.

Espero que tenha ajudado alguma coisa. Se precisares de mais alguma informação é só perguntares!
E boa sorte :D

Ana Costa

Enviado: domingo mar 16, 2008 11:54 am
por MartaCunha
Ok, brigada pelas dicas.
Tou a ver que a Inglaterra não foi o melhor país pra começar a procurar, mas de kk maneira vale sempre a pena tentar :)
Gostava tb de ouvir mais opiniões de pessoas que já tenham passado por essa experiência.
Beijinhos

Enviado: terça abr 15, 2008 8:15 pm
por venusa
ola, nao quero parecer pessimista, mas nao pensaria em ir para inglaterra fazer o estagio. digo isto por experiencia propria mas um tanto ao contrario. isto é, fiz o meu curso de psicologia na inglaterra e este nao tinha estagio. voltei para portugal para fazer o estagio e ate agora ando "para a frente e para traz" para tentar ter uma equivalencia, o que axo ridiculo uma vez que de acordo com o processo de bolonha todos os cursos tirados dentro da comunidade europeia são validos em todos os paises da ue. mas pelos vistos isso nao se alica dado que nem um estagio posso fazer sem ter a dita equivalencia. axo k o mesmo vai se passar contigo para fazeres la o estagio. para fazer o estagio na inglaterra terias que estar inscrita no bps (british psychology society) e eles sao muito rigorosos! mas nao ha nada como nao tentar... vai em frente e boa sorte...

fikou tambem um desabafo ja ha muito retido... :cry: [/b]