Hipnoterapeuta?

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

anasofia
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sábado fev 24, 2007 2:02 am

Hipnoterapeuta?

Mensagempor anasofia » terça ago 12, 2008 6:39 pm

olá a todos,

o que acham da hipnoterapia?

outra duvida que tenho é se alguem se pode intitular hipnoterapeuta apenas com uma formação em hipnoterapia???? sem ter concluído a licenciatura de psicologia?

obrigada
O homem solitário ou é uma besta ou é um Deus. (Aristóteles)
psirui
Membro Expert
Membro Expert
Registado: quinta mar 09, 2006 2:21 am

Re: Hipnoterapeuta?

Mensagempor psirui » quarta ago 13, 2008 1:02 am

anasofia Escreveu:olá a todos,

o que acham da hipnoterapia?

outra duvida que tenho é se alguem se pode intitular hipnoterapeuta apenas com uma formação em hipnoterapia???? sem ter concluído a licenciatura de psicologia?

obrigada

Os que não têm uma formação de base em psicologia ou medicina, são chamados de hipnoterapeutas leigos!
Até que podem ter muito jeitinho para a coisa, mas são um perigo para a saúde mental das populações, uma vez que só uma preparação em psicologia ou medicina, dá competências científicas suficientes para iniciar uma formação em hipnose clínica!
Desconfie sempre de quem lhe fala em regressões a vidas passadas e outras coisas precidas! É de certeza um desses! :wink:
FUI ROUBADO NO Nº DE MENSAGENS QUE TINHA NO FÒRUM E POR VEZES APAGAM OS MEUS POST´S!!!
anasofia
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor anasofia » quarta ago 13, 2008 5:22 pm

olá psiriu,
obrigada pela resposta!! concordo consigo. :) acontece que eu ainda nao percebi muito bem o que é isto de associar a hipnoterapia com a psicologia e com a medicina... talvez seja um erro meu, nao sei... pois nao conheço as bases teóricas da hipnose...
porém, vi vários sites em que alguns se intitulam hipnoterapeutas e, quando pesquisei a sua formação, têm apenas uma formação em hipnoterapia, nao explicitando qualquer tipo de licenciatura... :roll: e mesmo assim, dão consultas!!
queria saber se é permitido, se existe alguma lei que se refira a estes termos...
psirui
Membro Expert
Membro Expert
Registado: quinta mar 09, 2006 2:21 am

Mensagempor psirui » quarta ago 13, 2008 5:50 pm

anasofia Escreveu:olá psiriu,
obrigada pela resposta!! concordo consigo. :) acontece que eu ainda nao percebi muito bem o que é isto de associar a hipnoterapia com a psicologia e com a medicina... talvez seja um erro meu, nao sei... pois nao conheço as bases teóricas da hipnose...
porém, vi vários sites em que alguns se intitulam hipnoterapeutas e, quando pesquisei a sua formação, têm apenas uma formação em hipnoterapia, nao explicitando qualquer tipo de licenciatura... :roll: e mesmo assim, dão consultas!!
queria saber se é permitido, se existe alguma lei que se refira a estes termos...

Olá anasofia!
A hipnose é uma técnica terapêutica igual a tantas outras! No entanto a sua especificidade, obriga a que, primeiro, se tenha uma formação científica de base que permita conhecer a fundo o psiquismo humano!
A hipnose funciona não de forma isolada, mas dentro, ou incluida num processo terapêutico psicológico! Ou seja, o paciente, procura um técnico de saúde mental, que lógicamente é um psicólogo ou psiquiatra, que tenha uma formação ou pós graduação em hipnose clínica, e que depois, pode propor ou não a esse paciente a utilização desta técnica, para o ajudar! No fundo é mais uma arma terapêutica que o psicólogo pode utilizar!
Existem algumas institruições que ministram pós graduações em hipnose clínica, abertas exclusivamente para psicólogos e médicos, que, repito, são os únicos profissionais com as competências científicas de base necessárias para utilizar esta técnica!
A CESPU, através do Instituto Superior de Ciências da Saúde, abre regularmente vagas para pós graduações nesta área. :wink:
FUI ROUBADO NO Nº DE MENSAGENS QUE TINHA NO FÒRUM E POR VEZES APAGAM OS MEUS POST´S!!!
anasofia
Membro Sénior
Membro Sénior

Mensagempor anasofia » quarta ago 13, 2008 6:46 pm

obrigada pelos esclarecimentos, psirui!

:wink:
LucioSales
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo dez 15, 2019 4:15 pm

Re: Hipnoterapeuta?

Mensagempor LucioSales » quinta fev 13, 2020 5:03 pm

Olá a todos!

Eu tive a sorte de participar uma conferência em Londres onde este presente Marisa Peer, uma das mais reputadas terapeutas que conheço! Ela realizou uma sessão de hipnoterapia para um grande grupo de pessoas, e só posso dizer maravilhas, mesmo não sendo exclusivo para mim, eu consegui ser hipnotizado e realmente durante aquela hora e meia aprendi muito sobre mim mesmo e sobre o meu subconsciente. As dúvidas que tinha sobre a hipnoterapia acabaram!

Procurem no youtube por ela, recomendo vivamente!

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes