Ordem dos psicólogos

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

psicf
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta out 14, 2009 5:39 pm

Ordem dos psicólogos

Mensagempor psicf » sexta jun 25, 2010 9:13 am

Bom dia a todos, estou com algumas dúvidas quanto a toda esta história da ordem. Se me puderem ajudar...
Ainda não estou inscrita na ordem e procuro primeiro emprego. Queria saber se tenho de fazer os 18 meses de estágio profissional para poder depois procurar trabalho ou se posso procurar já trabalho, se tenho de estar inscrita na ordem para procurar estágio profissional e se o estágio profissional tem de ser acreditado pela ordem.
Obrigada
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta jun 25, 2010 9:37 am

Boas.
A colega não especifica quando terminou o curso, pelo que presumo que tenha sido após Outubro de 2008.
A ser assim, lembro que só após a aprovação de Regulamento de Estágios (em Outubro?) poderá saber-se efectivamente como vai ser.
Mas na minha opinião deve começar a procurar colocação e não se preocupar em demasia.
Consulte http://continuopsicologo.blogspot.com/2010/06/razoes-para-assinar.html e informe-se mais.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
psicf
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta out 14, 2009 5:39 pm

Mensagempor psicf » sexta jun 25, 2010 9:42 am

Sim, acabei em Julho de 2009 e ando um bocadinho perdida com isto da ordem...
Devo então procurar trabalho ou estágio profissional?
Obrigada!
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta jun 25, 2010 9:52 am

Como disse, consulte http://continuopsicologo.blogspot.com/2010/06/razoes-para-assinar.html e informe-se mais. Veja também http://bit.ly/continuarpsicologo.

E será útil se resolver tomar uma posição: afinal de contas, quando iniciou o seu curso, e enquanto foi pagando propinas, tinha determinadas expectativas, agora goradas pela criação de uma nova exigência: um estágio que, embora não tenha qualquer supremacia científica sobre os currículos universitários, efectivamente apresenta supremacia sobre a efectiva possibilidade de exercício da profissão e mesmo sobre o uso do título conferido pelo Estado, pois só depois de "aprovada" não se sabe bem por quem, ou com base em quê, é que poderá exercer.

Pessoalmente, entendo que deve procurar colocação, e assegurar-se de que será possível comprovar que está a exercer a profissão para a qual foi formada, e poderá assegurar-se também de que poderá contar com o apoio de um colega já com experiência que a "supervisione", à falta de melhor.

Mas como disse, a decisão final é sua: informe-se primeiro.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
Someone
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: segunda jan 28, 2008 10:17 am

Mensagempor Someone » sexta jun 25, 2010 11:22 am

psicf Escreveu:Sim, acabei em Julho de 2009 e ando um bocadinho perdida com isto da ordem...
Devo então procurar trabalho ou estágio profissional?
Obrigada!

Bem vê-se que esta a dar os primeiros passos..é normal!

Estagio profissional é seguramente trabalho..mas se arranjar trabalho que nao seja um estágio profissional deve seguramente aceitar..va por mim!..

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes