Estágios IEFP e a OPP (Duvida)

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Estágios IEFP e a OPP (Duvida)

Mensagempor asilvestre » quarta jul 07, 2010 5:46 pm

Tive conhecimento que no instituto onde eu trabalho em principio vai estagiar para lá uma psicóloga através do IEFP. Isto é possível? Então mas agora os estágios dos psicólogos não estão sujeitos à ordem e à sua aprovação? O IEFP pode fazer isto?
Ainda não tive oportunidade de falar com a minha chefe porque estive de férias e agora foi ela... A psicóloga às tantas nem está inscrita na ordem, mas a minha questão é mesmo se ainda se podem fazer estágios profissionais pelo IEFP sem consentimento da OPP. É que de acordo com os meus colegas ela já está a tratar dos papeis... :roll:

Alguém que me esclareça?
Grata pela atenção.
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quarta jul 07, 2010 7:09 pm

Enquanto não sair o regulamento de estágio pode fazer, eu faria no caso da colega.....aproveitar enquanto é remunerado!!!!
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » quarta jul 28, 2010 11:19 am

Alguém me poderia esclarecer a dúvida, é que me fui informar e disseram me que os estágios do IEFP iram passar a ser de 9 meses..Assim sendo eu que terminei o curso agora em Junho e terei de fazer o tal estágio de 12 meses, como faço? Estes do IEFP não iram servir para nada?mesmo que tivesse a sorte de arranjar um (sim porque arranjar estágio é complicado, pelo que estou a ver).

É que a ordem pelos vistos continua sem nada...não diz nada dos estágios e nós fazemos o que? Aguarda-mos, mas até quando?
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » quarta jul 28, 2010 7:29 pm

Os estágios do IEFP são de 9 meses. Existe é a possibilidade da entidade empregadora prorrogar até aos 12 meses.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » quarta jul 28, 2010 9:32 pm

ceuazul Escreveu:Os estágios do IEFP são de 9 meses. Existe é a possibilidade da entidade empregadora prorrogar até aos 12 meses.

E estes 9 meses podem ser contados para feito da ordem?Ou seja para efeito dos tais 12 meses exigidos?
Imagem
mDel
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça mar 16, 2010 11:59 pm

Mensagempor mDel » quarta jul 28, 2010 10:42 pm

aniger,

Se não me engano o regulamento dos estágios do IEFP indica que estes não podem ser usados para acesso a Ordens ou Entidade Reguladoras da Profissão. Mas é algo que pode verificar através do mesmo, e também junto da Ordem quando, eventualmente, existirem os regulamentos dos estágios para acesso à profissão.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » quinta jul 29, 2010 1:43 pm

mDel Escreveu:aniger,

Se não me engano o regulamento dos estágios do IEFP indica que estes não podem ser usados para acesso a Ordens ou Entidade Reguladoras da Profissão. Mas é algo que pode verificar através do mesmo, e também junto da Ordem quando, eventualmente, existirem os regulamentos dos estágios para acesso à profissão.

Muito obrigada.. é que ninguém nos explica nada, acabamos o curso e somos lançados aos leões... :lol:
Imagem
Zimbardo
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta nov 14, 2008 12:00 am

Mensagempor Zimbardo » quinta jul 29, 2010 6:14 pm

aniger Escreveu:

Muito obrigada.. é que ninguém nos explica nada, acabamos o curso e somos lançados aos leões... :lol:

Parece que as universidades vão passar a ter uma cadeira optativa de 3 ECTS chamada Ordem dos Psicólogos
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: domingo set 06, 2009 9:22 pm

Mensagempor PSC » quinta jul 29, 2010 6:29 pm

Zimbardo Escreveu:Parece que as universidades vão passar a ter uma cadeira optativa de 3 ECTS chamada Ordem dos Psicólogos

8)
Inclui outros temas da história e prática da psicologia em Portugal ou é só a pós-ordem mesmo? :roll:
Dará para fazer tal cadeira em regime de módulo p já licenciados? :lol:
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » quinta jul 29, 2010 9:37 pm

Zimbardo Escreveu:
aniger Escreveu:

Parece que as universidades vão passar a ter uma cadeira optativa de 3 ECTS chamada Ordem dos Psicólogos

Se calhar muitas deveriam ter...sim porque são inúmeros os professores que nos dizem...enviem currículos, respondam a anúncios e vão trabalhar em vez de estar à espera dos estágios profissionais e da ordem...Porém e apesar de existirem colegas que o deverão fazer, eu quero exercer dentro da lei e para tal sei da exigência do estágio....mas muitos irão passar por cima disto
Imagem
smarinasp
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sexta jul 03, 2009 11:26 pm

Mensagempor smarinasp » segunda ago 02, 2010 4:18 pm

Acho indigno o que se está a passar com os Psicólogos relativamente aos estágios no IEFP!!!!!

Vim agora do IEFP e o que me disseram foi que para realizar um estágio profissional teria que estar inscrito na Ordem como Membro Efectivo e não como Membro Estagiário.

Será isto possivel?

É que para ser Membro Efectivo tenho que ter experiencia profissional de pelo menos 18 meses (confirmei por telefone com a OPP) e para realizar um estágio no IEFP não posso ter mais que 12 meses de esperiencia (descontos) na àrea.

Agora alguém me explique como é que é possivel fazer um estágio profissional!!!!!!!!!

Fica aqui a minha indignação e acredito que a partir deste momento...a vossa também!
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » segunda ago 02, 2010 6:11 pm

smarinasp Escreveu:Acho indigno o que se está a passar com os Psicólogos relativamente aos estágios no IEFP!!!!!

Vim agora do IEFP e o que me disseram foi que para realizar um estágio profissional teria que estar inscrito na Ordem como Membro Efectivo e não como Membro Estagiário.

Será isto possível?

É que para ser Membro Efectivo tenho que ter experiência profissional de pelo menos 18 meses (confirmei por telefone com a OPP) e para realizar um estágio no IEFP não posso ter mais que 12 meses de experiência (descontos) na área.

Agora alguém me explique como é que é possível fazer um estágio profissional!!!!!!!!!
:lol:

Pelo andar da carruagem não é possível ..esta ordem só vem impor certas e determinadas leis mas forma de as aplicar na prática não se vê nada....Então no meu caso que acabei agora o curso, terei de me inscrever na ordem pagar 180€ e depois?Ficar a olhar para o ar à espera do estágio. Neste momento já estou há 3 meses sem saber o que fazer da vida e para encontrar emprego fora da área também está complicado.. Enfim cada vez ando mais desmotivada
Imagem
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça ago 03, 2010 8:57 pm

smarinasp Escreveu:Vim agora do IEFP e o que me disseram foi que para realizar um estágio profissional teria que estar inscrito na Ordem como Membro Efectivo e não como Membro Estagiário.

E a Ordem que lhe disse a si sobre essa atitude do IEFP?
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Mensagempor Zenobia » quarta ago 04, 2010 4:13 pm

smarinasp Escreveu:Acho indigno o que se está a passar com os Psicólogos relativamente aos estágios no IEFP!!!!!

(...)
É que para ser Membro Efectivo tenho que ter experiencia profissional de pelo menos 18 meses (confirmei por telefone com a OPP) e para realizar um estágio no IEFP não posso ter mais que 12 meses de esperiencia (descontos) na àrea.
(...)

Isso é o que se chama uma "pescadinha de rabo na boca" ....
Que tristeza de organizações :evil:
smarinasp
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor smarinasp » quarta ago 04, 2010 6:34 pm

A ordem disse-me simplesmente que o IEFP era a única entidade que estava a colocar impedimentos e que era a excepção e não a regra, e que todas as outras entidades não colocaram problemas.

Agora que entidades são essas é que eu não sei!!!

Provavelmente as entidades em que iremos realizar estágios sem garantias de pagamento!!! Claro está que se for para não pagar ou para pagar miserávelmente não há impedimentos!!!

Bem vindos á DES´ORDEM.
acid_burn_ptm
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta jun 29, 2007 8:07 pm

Mensagempor acid_burn_ptm » quinta ago 05, 2010 1:45 pm

Boa tarde
eu estou a realizar um estagio profissional atraves do centro de emprego de 1 ano, atraves do INOV social, iniciei o estágio em junho.
A mim no instituito de emprego nem me questionaram se estava inscrita na ordem....
Agora so espero é que este estagio depois posso contar para a Ordem...
smarinasp
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor smarinasp » quinta ago 05, 2010 8:38 pm

Cara colega

Pelo que me disseram no IEFP, o estágio profissional realizado através do IEFP não conta para a Ordem...

Mas como já reparou isto é uma confusão e as coisas podem mudar, no entanto, foi esta a informação que me deram.
acid_burn_ptm
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta jun 29, 2007 8:07 pm

Mensagempor acid_burn_ptm » sexta ago 06, 2010 11:08 am

pois vamos ver...
também com o tempo que estão a demorar não vão puder exigir muito.
sou licenciada a 3 anos mas visto apenas ter dado algumas consultas , não tinha os 18 meses de experiencia profissional. Neste momento estou a realizar o estagio profissional tendo ainda orientação atraves da especialização que estou a tirar. Por isso daki a um ano depois de toda a experiência que ja adquiri não podem...ou não devem me continuar a considerar psicologa estagiario.

Depois de tanta espera e procura não pudia rejeitar este estagio profissional na area e ainda por cima remunerado....

vamos aguardar para ver.....
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » segunda ago 09, 2010 8:56 pm

As candidaturas para estágios do iefp vão abrir a 16 de Agosto, podem ver a noticia aqui:http://acegis.wordpress.com/2010/07/29/candidaturas-a-estagios-profissionais-suspensas-para-revisao/

Porém e desculpem a minha ignorância como se concorre a estes estágios , é online ou tenho de me dirigir ao centro de emprego da minha área de residência e se sim sabem o que documentos são necessários levar para inscrição?

Obrigada
Imagem
Guida Sousa
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sábado fev 24, 2007 1:04 pm

Mensagempor Guida Sousa » segunda ago 16, 2010 12:08 pm

Também gostaria de saber!
Bem vou tenatr fazer uma pesquisa para verificar se encontro mais informações;

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado: