Validade do Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP)

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

freddie
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sábado fev 02, 2008 6:17 pm

Validade do Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP)

Mensagempor freddie » sábado out 02, 2010 3:35 pm

Pode parecer despropositado aqui mas é importante para muitos de nós conseguirem emprego.

Tudo indica que o CAP passa a ser vitalício.
Agora será necessário algum procedimento para alterar a validade dos CAP´s ou bastará agregar a Portaria?

https://www.ordemdospsicologos.pt/noticia/72
https://www.ordemdospsicologos.pt/fiche ... laicio.pdf

Saudações.
freddie
ba
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta fev 22, 2008 2:52 pm

Mensagempor ba » sábado out 02, 2010 5:45 pm

?????
bintxa
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: terça mar 04, 2008 1:25 pm

Mensagempor bintxa » sábado out 02, 2010 6:21 pm

Pelo que percebo da leitura do documento, é só agregar o decreto-lei. Diz lá que é válido para CAP's já caducados.
Isto são boas notícias!
Ao menos uma!
catfragoso
Membro Regular
Membro Regular
Registado: domingo fev 24, 2008 4:02 pm

Mensagempor catfragoso » domingo out 03, 2010 4:26 pm

Colega,

Não é necessário agregar nada. Segundo a portaria os CAP's deixam de ter validade. Ou seja, uma vez estando emitido não perde a validade.

Esta informação chegou aos centros de formação pelo que basta enviar o CAP.

É uma boa notícia :lol: é pena é a portaria não ter saído antes, sempre tinha poupado 50€ na renovação do meu no início do ano :cry:

um abraço
Helenaa.Gonçalves
Membro Amador
Membro Amador
Registado: terça out 06, 2009 9:24 pm

Mensagempor Helenaa.Gonçalves » domingo out 03, 2010 6:28 pm

Também se dirige às pessoas que obteram o CAP por outras entidades que ñ o IEFP?
Obrigado
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: domingo set 06, 2009 9:22 pm

Mensagempor PSC » domingo out 03, 2010 7:02 pm

Helenaa.Gonçalves Escreveu:Também se dirige às pessoas que obteram o CAP por outras entidades que ñ o IEFP?
Obrigado

...como assim?
O CAP de formador(a) é SEMPRE emitido pelos serviços do IEFP.
Onde faz o curso é outra história, mas quem emite o CAP de formador(a) sao os serviços do IEFP.

Existem realmente outros certificados de aptidao profissional como por exemplo o caso dos CAP na area da segurança, higiene e saude no trabalho emitidos pela entidade responsável - o ISHST. Mas o que aqui está em tema sao apenas os CAP de formador(a).
É essa a sua questão?
Helenaa.Gonçalves
Membro Amador
Membro Amador
Registado: terça out 06, 2009 9:24 pm

Mensagempor Helenaa.Gonçalves » domingo out 03, 2010 7:56 pm

Colega, tem toda a razão...a minha pergunta ñ teve qualquer sentido...são emitidos pelo IEFP. Peço desculpa. Obrigado
PSC
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: domingo set 06, 2009 9:22 pm

Mensagempor PSC » domingo out 03, 2010 9:32 pm

Desculpa?!? :?
As perguntas têm sempre o seu sentido, só nao tive a certeza de qual era o objecto da sua pergunta.
Pq efectivamente ha mais CAPs p alem do de formador(a)!
De resto, fiquei na duvida se essa era a sua questao ou se estava apenas confundida sobre que quem emite o CAP formador.
Ou ate se desconhecia a quem competia a emissao do CAP formador(a), nao era obrigada a saber!

Ninguém sabe tudo. Tb me engano e tb desconheço mta MTA coisa.

Seja como for, é curioso que esta malta que nos governa passe a vida na indecisão ou mal-gaste o tempo a mudar frequentemente as suas proprias decisoes!! Bem... ao menos desta feita n me foram ao bolso!
mariapsi
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quinta abr 03, 2008 12:48 pm

Mensagempor mariapsi » domingo out 03, 2010 10:19 pm

Hum, que boa noticia. O meu estava ja a "envelhecer".
Mas surge-me a d+uvida: continuamos com o que temos, mesmo para além a data de validade? É preciso enviar para algum sitio/deslocarmo-nos a alguma instituição para obter um novo sem prazo de validade? Ou, pelo contrário, teremos sempre de anexar a portaria ao CAP para justificar que o mesmo continua a ser válido, sempre que o tenhamos de apresentar (ex., candidaturas a formador)?
Ana Sofia Oliveira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta out 25, 2006 5:17 pm

Mensagempor Ana Sofia Oliveira » segunda out 04, 2010 8:25 am

Tenho uma dúvida...de certeza que são todos os CAP's? Isto é, aqueles que são atribuidos directamente através da licenciatura e aqueles que são tirados através da FPIF?

Eu tive que fazer a FPIF e o despacho que vem no meu CAP nãó é o que a legislação que saiu agora diz...será que há CAP's com despachos diferentes?
mariapsi
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quinta abr 03, 2008 12:48 pm

Mensagempor mariapsi » segunda out 04, 2010 1:48 pm

Julgo que terá que ver com o SNCP (Sistema Nacional de Certificação Profissional). Provavelmente, o seu CAP é anterior a 2008 (última renovação). Deverá ser algo deste tipo (clique). Enquanto que os posteriores serão iguais a este.

Pelo menos é essa a interpretação que faço. Tirei o meu em 2008 e lembro-me de se falarem de alterações, creio que a nível de órgãos/estatutos/atribuições.

Se assim for, deve referir-se ao penúltimo parágrafo, que legitima o IEFP enquanto entidade certificadora. Que são os mesmos decretos que vêm nos "novos" CAP, pelo que pude comparar (e que repetem os mesmos, igualmente no penúltimo parágrafo e logo abaixo do título do documento).

Se assim não for, então, de facto, deve haver uma terceira espécie deles :P
PsiqueFata
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mai 08, 2008 2:21 pm

Mensagempor PsiqueFata » quarta out 13, 2010 5:52 pm

O CAP agora é vitalício, já não é necessário renovação. Eu ia fazer o curso de formação contínua de formadores e a portaria saiu no dia anterior.

Só significa que somos mais e em massa disponíveis para as poucas vagas que existem.
Ricardo Dias
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça mar 18, 2008 6:47 pm

Mensagempor Ricardo Dias » quinta out 14, 2010 1:00 pm

Já agora será que alguem sabe o que eu posso fazer na minha situação?

O que se passou foi que tirei o Curso de Formação de Formadores há 5 ou 6 anos, mas nunca contactei o IEFP e de facto nunca tive o CAP...

será que posso agora contactar o IEFP neste sentido ou acham que terei que tirar novamente o Curso e começar tudo de novo?

O que acham que devo fazer?
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » quinta out 14, 2010 2:53 pm

Vai ao IEFP e pergunta... ;)
bintxa
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: terça mar 04, 2008 1:25 pm

Mensagempor bintxa » quinta nov 04, 2010 11:11 am

Colegas, tem que se agregar a portaria, vejam:

"Validade da Certificação

Com a entrada em vigor da Portaria n.º 994/2010, de 29 de Setembro, os certificados de aptidão pedagógica de formador deixam de ter validade não carecendo de ser objecto de renovação.

Ainda de acordo com a referida Portaria os CAP de formador que, a 30 de Setembro, se encontrem caducados passam, a partir daquela data em diante, a estar em vigor.

Para comprovar que, a partir de 30 de Setembro, se encontra certificado deverá apresentar o CAP que tem na sua posse acompanhado de cópia da Portaria n.º 994/2010, de 29 de Setembro.

Caso o seu CAP estivesse caducado na data de entrada em vigor da Portaria e pretenda inscrever-se na Bolsa Nacional de Formadores deverá contactar o IEFP, IP para obter as suas credenciais de acesso.

Para tal deverá escrever uma mensagem para um dos seguintes endereços de e-mail, solicitando as credenciais e indicando o seu nome completo e número de bilhete de identidade ou cartão do cidadão:

Região Norte: netbolsa_drn@iefp.pt
Região Centro: netbolsa_drc@iefp.pt
Região de Lisboa e Vale do Tejo: netbolsa_drl@iefp.pt
Região do Alentejo: netbolsa_dra@iefp.pt
Região do Algarve: netbolsa_drg@iefp.pt"

Fonte: http://www.iefp.pt/formacao/formadores/ ... mador.aspx

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante