Ordem, técnicos de aconselhamento psicossocial e facs privad

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

McFree
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça mar 18, 2008 2:14 pm

Ordem, técnicos de aconselhamento psicossocial e facs privad

Mensagempor McFree » sexta out 08, 2010 11:48 am

Caros colegas,

venho relatar mto resumidamente algo que ouvi ontem.

É bastante caricato...

1) Ontem fui a uma entrevista de emprego destinada a PSICÓLOGO/A. Para minha grande surpresa, uma jovem que lá se encontrava tb com o msm objectivo, questionou-me de que faculdade eu era. Respondi com mto orgulho na mnh instituição pública. A jovem em questão, então, menciona "bem, eu sou do Ismai... tb sou psicóloga, quero dizer sou técnica de aconselhamento psicossocial"!!!!!!

Como é isto possível?!?!

2) A Ordem deve definir o nosso papel, assim como a nossa remuneração, tal como acontece na ordem dos médicos, dos advogados, dos arquitectos e fazer distinção tal como estas ordens, das faculdades onde saem os nossos licenciados.
Como tds sabem, as faculdades, privadas essencialmente, formam um elevado número de psis sem qualidade, onde se valoriza o facilitismo.

Onde está a Ordem?
É necessário agir e tal como acontece nas ordens dos advogados, engenheiros e arquitectos, os licenciados em facs privadas deviam efectuar um exame de conhecimentos antes de serem membros da nossa ordem.

Cumprimentos.
The important thing is this: to be able at any moment to sacrifice what we are for what we could become.
Mónica Costa
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quinta set 30, 2004 6:39 pm

Mensagempor Mónica Costa » sexta out 08, 2010 12:16 pm

Cara colega,