Ordem, técnicos de aconselhamento psicossocial e facs privad

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

McFree
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça mar 18, 2008 2:14 pm

Ordem, técnicos de aconselhamento psicossocial e facs privad

Mensagempor McFree » sexta out 08, 2010 11:48 am

Caros colegas,

venho relatar mto resumidamente algo que ouvi ontem.

É bastante caricato...

1) Ontem fui a uma entrevista de emprego destinada a PSICÓLOGO/A. Para minha grande surpresa, uma jovem que lá se encontrava tb com o msm objectivo, questionou-me de que faculdade eu era. Respondi com mto orgulho na mnh instituição pública. A jovem em questão, então, menciona "bem, eu sou do Ismai... tb sou psicóloga, quero dizer sou técnica de aconselhamento psicossocial"!!!!!!

Como é isto possível?!?!

2) A Ordem deve definir o nosso papel, assim como a nossa remuneração, tal como acontece na ordem dos médicos, dos advogados, dos arquitectos e fazer distinção tal como estas ordens, das faculdades onde saem os nossos licenciados.
Como tds sabem, as faculdades, privadas essencialmente, formam um elevado número de psis sem qualidade, onde se valoriza o facilitismo.

Onde está a Ordem?
É necessário agir e tal como acontece nas ordens dos advogados, engenheiros e arquitectos, os licenciados em facs privadas deviam efectuar um exame de conhecimentos antes de serem membros da nossa ordem.

Cumprimentos.
The important thing is this: to be able at any moment to sacrifice what we are for what we could become.
Mónica Costa
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quinta set 30, 2004 6:39 pm

Mensagempor Mónica Costa » sexta out 08, 2010 12:16 pm

Cara colega,

Não querendo de todo mostrar qualquer falta de respeito por si, tenho de discordar consigo. Efectivamente, tirei o meu curso numa instituição privada e fiz-o por achar que o curso estava melhor organizado naquela universidade, do que nas públicas. Além disso, por me encontrar numa privada e conhecer muita gente das públicas, sei que somos muito mais apoiados quando nos surgem dúvidas, essencialmente, no ano de estágio do que osque estão numa instituição pública. Desta forma, não quero denegrir qualquer universidade, mas quem faz as universidades são os alunos destas e portanto, existem bons e maus alunos quer a instituição em questão seja privada ou particular.
Todavia, não posso deixar de estar de acordo em relação ao que referiu da ordem, mais concretamente, na definição de quem é e pode exercer a profissão de psicólogo/a. Efectivamente, existe um conjunto de licenciados em psicopedagogia, aconselhamento psicossocial, que dizem-se psicólogos quando na verdade não o são.
Cumprimentos,

MC.
McFree
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor McFree » sexta out 08, 2010 12:35 pm

Sim, compreendo a sua opinião.

Eu tnh respeito pelas seguintes entidades privadas: ISPA e Católica.

Honestamente, não atribuo credibilidade a qualquer outra instituição privada que têm contribuído para o aumento de licenciados-desempregados na nossa área... não só na nossa área... Infelizmente...

É lamentável.
The important thing is this: to be able at any moment to sacrifice what we are for what we could become.
McFree
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor McFree » sexta out 08, 2010 12:37 pm

Como tb é lamentável um(a) Psi da Fac de Psicologia do Porto, Lisboa, Coimbra, Univ Minho......... ter o msm estatuto que um(a) do ismai, fernando pessoa, lusíada etc etc etc...
smasher
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sexta mai 08, 2009 6:46 pm

Mensagempor smasher » sexta out 08, 2010 1:08 pm

sou licenciada desde 1998 pelo ISMAI e é com muito orgulho que digo que sou PSICÒLOGA. Mal Terminei a minha licenciatura arranjei trabalho e nas entrevistas, estava gente de muitas faculdades sem serem privadas.

Não sei porque a tal colega se define como técnica...

Mas acho que deveriam ser mais brandos nos comentários que fazem.

O objectivo deste fórum é lutarmos todos por uma melhoria das condições de trabalho dos Psicólogos.
:wink: :D
Sonia Cristina Fernandes
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda nov 12, 2007 4:37 am
Contacto:

Mensagempor Sonia Cristina Fernandes » sexta out 08, 2010 1:17 pm

Colegas,

Não percebo sinceramente qual é o vosso problema em relação às Universidades privadas. Como em tudo na vida, há bons e maus alunos tanto nas públicas como nas privadas. Ou querem dizer que todos os alunos que frequentam Universidades públicas são brilhantes!!!

Parece-me uma conclusão redutora, pouco sensata e sem fundamento. Preocupa-me que os colegas Psicólogos tenham uma visão tão limitada e preconceituosa em relação às outras pessoas. Em meu entender, um Psicólogo deve ser capaz de uma visão muito mais coerente e abrangente.

E, já agora, deixo uma opinião: preocupem-se em ser cada vez melhores de dia para dia, em vez de se preocuparem em ser melhores que os outros!

No que concerne à definição de quem é Psicólogo, quem é Psicopedagogo ou Conselheiro, estamos de acordo. Tratam-se de profissões diferente e há que definir quais as funções de cada um.

Boa sorte a todos.
Sonia Fernandes
smasher
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor smasher » sexta out 08, 2010 1:23 pm

:)
McFree
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor McFree » sexta out 08, 2010 2:11 pm

Sim, eu tb defenderia a camisola. Mas felizmente as minhas notas no secundário permitiram-me frequentar o ensino público.
smasher
Membro Habitual*
Membro Habitual*

Mensagempor smasher » sexta out 08, 2010 2:22 pm

curiosamente, as minhas também. São opções!!

Acho que tem a infeliz ideia que para a privada as notas que contam são os euros... :lol:

Devia saber que uma boa parte dos bons catedráticos estão em privadas porque a remuneração é mais "simpatica". :wink:

Indigna-me mais esta situação do acordo de Bolonha. Isso sim.
Intitulam-se Mestres e nós andamos 5 anos a queimar pestanas.
Isa Eduarda Freitas
Membro Amador
Membro Amador
Registado: segunda jul 26, 2010 11:28 am

Mensagempor Isa Eduarda Freitas » sexta out 08, 2010 2:31 pm

Epá deixem-se dessas coisas, isso não nos leva a lado nenhum...parece que as medidas de auteridade andam a afectarvos o cérebro...
Concordo com o colega quando diz que de facto estamos aqui para lutar pela melhoria das condições no que diz respeito à nossa profissão, e acho indecente confundir-se psicopedagogos e outras profissões mais com as do psicologo.
No entanto gostaria ainda de dizer que tirei o curso numa universidade pública e que as qualidades das pessoas não podem ser analisadas tendo em conta se tiraram o curso no publico ou no privado, porque até pode ser uma pessoa com uma média alta mas n ter perfil para a prática.
Mais uma vez deixem-se dessas coisas :(
PatríciaG
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta ago 26, 2010 9:26 am

Mensagempor PatríciaG » sexta out 08, 2010 3:49 pm

Bem depois de ler estes comentários, em que cada um defende a sua camisola vou tecer alguns comentários.
Continuo sem perceber porquê toda esta polémica em volta das privadas/públicas, atacamo-nos uns aos outros por causa disto? Será que merece a pena? Caros colegas, vamos encontrar pela nossa vida fora, bons e maus profissionais quer da pública quer da privada.
O que faz um BOM profissional não é a universidade, é o trabalho, a ânsia do conhecimento, o querer o melhor para os nossos utentes e por isso mesmo estudarmos muito. Ora, eu não vejo nas vossas críticas nada de construtivo para a profissão, muito menos de positivo.
Agora estão vocês a pensar: "esta é da privada e está aqui a defender a sua camisola!" :) errado e certo... Pois é, tirei a licenciatura de bolonha numa privada (daquelas que todos criticam) e o mestrado integrado na pública (considerada uma das melhores do país). E agora, o que será que me define? Má profissional porque estudei na privada ou boa porque estudei na pública? O que me define é o meu trabalho e não donde vim, tanto faz ter vindo da pública ou da privada se eu só tiver estudado para passar ou nem isso. Eu adorei estudar em ambas as universidades, não mudava nada e aprendi muito, tive bons professores numa e noutra. Deixem-se disto, não leva a lado nenhum.
Patrícia
Orchid
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quarta set 26, 2007 10:23 pm

Mensagempor Orchid » sexta out 08, 2010 4:08 pm

Por favor... somos Psicólogos, portanto devemos saber que não há que fazer generalizações também no que respeita a este assunto. Haverá bons e maus Psicólogos saídos das Públicas e bons e maus Psicólogos saídos das Privadas. O que falta é linearidade da parte dos órgãos competentes para clarificarem muitos assuntos, mas a Ordem ainda é um bebé, concerteza estarão a trabalhar nisso.
Orchid Oblivion
Nuno Pimentel
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado set 15, 2007 10:38 pm

Mensagempor Nuno Pimentel » sexta out 08, 2010 6:10 pm

A Galinha da vizinha é melhor que a minha.
O meu pai é melhor que o teu ....
Eu sou mais forte que tu....
Coisas de infância!!!!!

Saudações
McFree
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor McFree » sexta out 08, 2010 7:23 pm

Caros colegas, muitos pensam o que eu digo, poucos o dizem.
Zimbardo
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta nov 14, 2008 12:00 am

Mensagempor Zimbardo » sexta out 08, 2010 9:54 pm

McFree Escreveu:Caros colegas, muitos pensam o que eu digo, poucos o dizem.

Eu penso o mesmo, mas só o digo com muita cautela. É que este fórum está povoadíssimo de diplomados nas privadas, por isso esta nossa opinião esbarra logo em 50 opiniões contrárias. :lol:
curalha
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: terça jul 21, 2009 7:52 pm

Mensagempor curalha » sexta out 08, 2010 10:06 pm

McFree
Psicólogo Registado (PT)

Como tb é lamentável um(a) Psi da Fac de Psicologia do Porto, Lisboa, Coimbra, Univ Minho......... ter o msm estatuto que um(a) do ismai, fernando pessoa, lusíada etc etc etc...

Estava sob efeito de LSD quando escreveu este tópico? Ou quando decidiu vir ao fórum e escrever estas barbaridades?

Sinto vergonha do que escreveu sobre os psicólogos das prvds e dos colegas (se é assim que posso chamar) que partilham da sua opinião.! É Psicóloga/o? Incrível, como conseguiu?!! Porque estudou numa pública, porque tinha nota para entrar, parabéns para si e enfie o diploma ……

Alias sinto vergonha de os colegas que se dizem psicólogos ainda discutirem isto se é da pública ou da privada! Haja paciência! Não têm mais nada para fazer?

É por causa de pessoas como você que este país não anda! E depois encontramos cromos/as a fazer entrevistas com este pensamento idiota como se fossem burros com palas que só por ter estudado numa privada não presta.

Tenha vergonha. Sinto-me revoltada com os seus comentários estúpidos sobre os colegas que estudaram nas privadas.

Estudei numa pública e tenho orgulho de ter conhecido ao longo destes anos colegas de trabalho fantásticos que estudaram nas privadas.

Amarre uma corda ao pescoço e atire-se ao mar, pois pessoas com essa mentalidade de cágado não merecem respeito.

Enfim…

Se eu fosse o moderador, tirava já este assunto do fórum.
Scunha
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça jul 13, 2010 10:57 pm

Mensagempor Scunha » sexta out 08, 2010 10:21 pm

São pessoas como o senhor MCfree (o q eu gostava de saber quem o senhor é) que contribuem para a desconsideração que a nossa profissão é alvo. É que se n nos valorizarmos como grupo, como classe, mais ninguém o vai fazer.
E o q eu defendo é exactamente isto, este tipo de injúrias proferidas por colegas deve ser alvo de avaliação e quem as comete deve ser fortemente penalizado. Depois de ler as considerações deste senhor, fui imediatamente dar a conhecê-las à ordem dos , penso q pouco pode contribuir, mas fará diferença.
Com franqueza senhor Mcfree, teve notas para frequentar uma pública, q bom para si. Desempenhe bem as suas funções e deixe de injuriar os seus colegas!!! Seja digno!!!
curalha
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: terça jul 21, 2009 7:52 pm

Mensagempor curalha » sexta out 08, 2010 10:36 pm

Fez bem colega Scunha. Também já comuniquei à ordem.
Estou farta de ler acusações, injurias sobre o “estatuto”, performance dos colegas das privadas vs públicas! estamos no sec. XXI meus caros e ainda discutem o sexo dos anjos.

Culpa do moderador que permite que pessoas que certamente nem são psicólogos vêm para aqui fazer porcaria.

discutam assuntos mais importantes cmo o desemprego, a nossa situação no país, etc.
Zimbardo
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta nov 14, 2008 12:00 am

Mensagempor Zimbardo » sábado out 09, 2010 12:13 am

Denunciar à ordem comentários num fórum. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!!!! Comédia do ano :lol: :lol: :lol:

Realmente provaram o vosso ponto: a ignorância não escolhe universidades!
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » sábado out 09, 2010 7:29 am

Bem, acho que se afastaram da questão inicial.

O Técnico de apoio psicossocial segundo a portaria a que tive acesso é um curso profissional que vem substituir outros cursos (ex animador social) e que dá equivalência ao 12º ano. Portaria n.o 1285/2006 de 21 de Novembro

Depois existe uma Licenciatura de Aconselhamento Psicossocial que não está enquadrada no campo da Psicologia como é referido nas FAQ da Ordem.

2.6. Sou psicopedagoga (ou licenciada em aconselhamento psicossocial), posso inscrever-me na Ordem dos Psicólogos?

Não. A Lei Nº 57/2008, de 4 de Setembro, artº. 51, ponto 1, alíneas a), b), c) e d), são muito específicas relativamente à formação necessária para o exercício da profissão de Psicólogo. O exercício e utilização do título de Psicólogo, sem a documentação obrigatória emitida pela Ordem dos Psicólogos, sem as habilitações obrigatórias especificadas na lei, pode incorrer no crime de usurpação de título, punível por lei.

Resultado, não tendo a licenciatura (pré bolonha) ou 2 ciclos em Psicologia não poderia ter ido à entrevista. ou quer dizer poder pode, mas não é a mesma coisa :) :lol:

Se estivesse num outro país processava-a. Mas entretanto ela que pessa a adesão à Ordem que à partida leva logo com 1 processo legal em cima, especialmente provando que tem trabalhado em funções de psicologia :D
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante