Ordem, técnicos de aconselhamento psicossocial e facs privad

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

bintxa
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: terça mar 04, 2008 1:25 pm

Mensagempor bintxa » segunda out 11, 2010 11:33 am

Caros moderadores:

Sugiro a alteração deste tópico para: "Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional" ou para: "Licenciaturas em Psicologia".

Este tópico não pertence de todo à "Bolsa de Emprego".

Cumprimentos.
McFree
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça mar 18, 2008 2:14 pm

Mensagempor McFree » segunda out 11, 2010 6:19 pm

filipe_saraiva

deseja mesmo que tal processo seja realizado?

Já pensou que podem estar a levá-lo a cabo?
The important thing is this: to be able at any moment to sacrifice what we are for what we could become.
filipe_saraiva
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: domingo mar 09, 2008 7:05 pm

Mensagempor filipe_saraiva » segunda out 11, 2010 8:29 pm

McFree Escreveu:filipe_saraiva

deseja mesmo que tal processo seja realizado?

Já pensou que podem estar a levá-lo a cabo?

Se o estiverem, já pode encerrar o tópico e continuar a cruzada no local adequado.

Se não estiverem............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ :lol:
anamorena
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça set 14, 2010 10:22 pm

Mensagempor anamorena » segunda out 11, 2010 9:24 pm

colegas (todos sem excepção),

como alguém já o sugeriu em tópicos anteriores, por que não enviarem mensagens privadas?! e deixar o caminho livre para se partilhar o que realmente importa... :roll:
cristianacardoso
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta abr 08, 2009 9:47 am

Re: Ordem, técnicos de aconselhamento psicossocial e facs pr

Mensagempor cristianacardoso » quinta out 21, 2010 11:24 am

Caro Colega,

Não é o facto de ter tirado o curso numa faculdade pública que faz de si melhor psicólogo.
Concordo consigo apenas no ponto em que deve haver definição de estatutos e de papeis por parte da Ordem. Porque um psico-pedagogo, ou um técnico de aconselhamento psicossocial não é um psicólogo, e NÃO DEVERIA poder concorrer às mesmas funções.

Eu licenciei-me em Psicologia no ISMAI em 2002.
Sim porque o ISMAI, como outras instituições privadas, para além do tipo de formação que nos levantou este debate, também tem uma licenciatura em Psicologia, igual, ou melhor estruturada do que a que o colega frequentou.

Acho inoportuno e desadequado que se categorize as pessoas, quando não aprofundou a questão.

CC

[quote="McFree"]Caros colegas,

venho relatar mto resumidamente algo que ouvi ontem.

É bastante caricato...

1) Ontem fui a uma entrevista de emprego destinada a PSICÓLOGO/A. Para minha grande surpresa, uma jovem que lá se encontrava tb com o msm objectivo, questionou-me de que faculdade eu era. Respondi com mto orgulho na mnh instituição pública. A jovem em questão, então, menciona "bem, eu sou do Ismai... tb sou psicóloga, quero dizer sou técnica de aconselhamento psicossocial"!!!!!!

Como é isto possível?!?!

2) A Ordem deve definir o nosso papel, assim como a nossa remuneração, tal como acontece na ordem dos médicos, dos advogados, dos arquitectos e fazer distinção tal como estas ordens, das faculdades onde saem os nossos licenciados.
Como tds sabem, as faculdades, privadas essencialmente, formam um elevado número de psis sem qualidade, onde se valoriza o facilitismo.

Onde está a Ordem?
É necessário agir e tal como acontece nas ordens dos advogados, engenheiros e arquitectos, os licenciados em facs privadas deviam efectuar um exame de conhecimentos antes de serem membros da nossa ordem.

Cumprimentos.[/quote]
cristianacardoso
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta abr 08, 2009 9:47 am

Mensagempor cristianacardoso » quinta out 21, 2010 11:35 am

Caro Colega,

Não é o facto de ter tirado o curso numa faculdade pública que faz de si melhor psicólogo.
Concordo consigo apenas no ponto em que deve haver definição de estatutos e de papeis por parte da Ordem. Porque um psico-pedagogo, ou um técnico de aconselhamento psicossocial não é um psicólogo, e NÃO DEVERIA poder concorrer às mesmas funções.

Eu licenciei-me em Psicologia no ISMAI em 2002.
Sim porque o ISMAI, como outras instituições privadas, para além do tipo de formação que nos levantou este debate, também tem uma licenciatura em Psicologia, igual, ou melhor estruturada do que a que o colega frequentou.

Acho inoportuno e desadequado que se categorize as pessoas, quando não aprofundou a questão.

CC

McFree Escreveu:Caros colegas,

venho relatar mto resumidamente algo que ouvi ontem.

É bastante caricato...

1) Ontem fui a uma entrevista de emprego destinada a PSICÓLOGO/A. Para minha grande surpresa, uma jovem que lá se encontrava tb com o msm objectivo, questionou-me de que faculdade eu era. Respondi com mto orgulho na mnh instituição pública. A jovem em questão, então, menciona "bem, eu sou do Ismai... tb sou psicóloga, quero dizer sou técnica de aconselhamento psicossocial"!!!!!!

Como é isto possível?!?!

2) A Ordem deve definir o nosso papel, assim como a nossa remuneração, tal como acontece na ordem dos médicos, dos advogados, dos arquitectos e fazer distinção tal como estas ordens, das faculdades onde saem os nossos licenciados.
Como tds sabem, as faculdades, privadas essencialmente, formam um elevado número de psis sem qualidade, onde se valoriza o facilitismo.

Onde está a Ordem?
É necessário agir e tal como acontece nas ordens dos advogados, engenheiros e arquitectos, os licenciados em facs privadas deviam efectuar um exame de conhecimentos antes de serem membros da nossa ordem.

Cumprimentos.
Zimbardo
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: sexta nov 14, 2008 12:00 am

Mensagempor Zimbardo » quinta out 21, 2010 11:54 am

cristianacardoso Escreveu:Sim porque o ISMAI, como outras instituições privadas, para além do tipo de formação que nos levantou este debate, também tem uma licenciatura em Psicologia, igual, ou melhor estruturada do que a que o colega frequentou.

:lol: :lol: :lol:
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » quinta out 21, 2010 11:44 pm

Os colegas das públicas argumentam sempre que nós defendemos as privadas porque lá andámos. Eu argumentaria que os colegas das públicas que demonstram desprezo e ironia desta forma tão agressiva pelos colegas dos privados, fazem-no porque não estão muito satisfeitos com o seu sucesso profissional...e dá sempre jeito culpar alguém por isso.

Eu estudei numa privada, lamento mas não me apeteceu ir para uma Pública fora da minha zona de residência, pois na minha zona não entrei por uma décima. Decerto que com mais uma décima seria bem mais capaz.

Conheci vários colegas que não sei bem o que andavam por lá a fazer, nas aulas de Biologia ficavam confusos com o nome "célula". Outros eram dedicados, inteligentes, esforçados e tornaram-se excelentes psicólogos. No estágio conheci colegas de públicas e de privadas, fizemos um trabalho que foi uma rampa de lançamento em termos de aprendizagens que não foram adquiridas na universidade. As correntes esbateram-se por completo. Aprendemos uns com os outros.

É mais fácil criar uma barreira e dizer que só existem algumas excepções de bons profissionais que vêm de privadas (pareceria mal não o dizer, dá um certo ar de bom senso), e que a maioria são burros. É sempre isso que está implícito mas muitas vezes não é dito. Os que vêm das privadas são burros (ponto). Eu diria que os burros continuam burros, por isso não se preocupem com eles.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Mensagempor Zenobia » sábado out 23, 2010 8:11 pm

^ Excelente! :)
paulojpsilva
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta out 21, 2009 12:46 pm

Mensagempor paulojpsilva » domingo out 24, 2010 9:17 am

Blá blá blá...vocês passam a vida a discutir o sexo dos anjos..é ridiculo julgar um profissional pela sua instituição de base! E dizem-se vocês (muito de vocês) bons profissionais!!! Enfim
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » domingo out 24, 2010 11:07 pm

Colega Mcree faz me lembrar as crianças "O meu carro é maior que o teu...logo é melhor" Há investigações sobre essa questão das boas notas no secundário....razoaveis alunos no secundário dão muitas vezes alunos mais aplicados no ensino superior e o inverso vê-se frequentemente. O seu caso parece ser de eximia relevância, logo espero que tenha conseguido um excelente trabalho, bem remunerado a seu jeito...
E lembre-se que as notas que teve no secundário não ditam a sua humanidade e respeito pelo próximo. Nota-se!
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: segunda mai 03, 2004 7:35 pm

Mensagempor miosotis » quinta dez 16, 2010 10:59 pm

Oa cursos de Psicologia já foram avaliados por uma comissão independente.

Lamento informar, mas as privadas sao mesmo rascas, e contra factos, vocês das privadas, nem sabem argumentar nem existem argumentos:
http://www.ispa.pt/NR/rdonlyres/6595C9D ... E_ISPA.pdf

Avaliação Comparativa das Instituições e Cursos de Psicologia, tendo por
base as Avaliações Externas. Fonte CNAVES

1° Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Minho 55
2° Instituto Superior de Psicologia Aplicada 54
2° Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra 54
3° Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa 52
4° Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto 51
5° Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa 50
6° Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Évora 46
7° Universidade Lusófona 44
8° Instituto Superior da Maia 43
8° Universidade Fernando Pessoa 43
9° Universidade Independente 32

A Lusiada é a escola secundária da areosa, a lusófona é a escola C+S do campo grande...
patriciamarques
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 6:48 pm
Contacto:

Mensagempor patriciamarques » sexta dez 17, 2010 9:36 am

Oh colega,

Deve estar confuso!Não sei se reparou qual a Instituição colocada em 2.º lugar!

veja lá com mais atenção, e depois reestruture o seu comentário! :lol:

P.S.: E parem lá com o discurso do meu chupa é melhor que o teu!
Patrícia Marques
Psicologa Clínica
www.patriciamarques.pt.vu
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » sábado dez 18, 2010 4:47 pm

Boa tarde,

Tirei o meu curso numa faculdade pública considerada das melhores do país e acreditem que se eu longo de 4 anos de formação essencialmente teórica fui ouvindo diversas barbaridades de colegas, então quando se chegou ao 5º ano deu para constatar que talvez apenas 50% daqueles indivíduos tinham mesmo vocação para a prática psicológica.

Como estudei numa pública não faço ideia como é que são estruturados os cursos em faculdades privadas como ISMAIS, Lusófona e afins... já ouvi críticas que as aulas são dadas por recém licenciados e que os próprios alunos não ficam satisfeitos com o curso. Se é verdade ou não, eu não sei porque não estudei lá, ficando, assim, isento de quaisquer juízos de valores.

Apenas posso referir que se fosse rico se calhar ficaria na dúvida entre uma FPCE e o ISPA, pois parece-me que este último tem um curso bem organizado, com professores competentes e rigorosos e com uma orientação mais dinâmica (algo com que me identifico mais). Agora falamos apenas em suposições e só temos termo de comparação se fizermos um curso numa faculdade pública e, posteriormente, agarrarmos em mais 5 anos da nossa vida e tirarmos outro numa privada.

Não sei se alguém o fez mas...

Vamos lá acabar com isto 8)
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » domingo dez 19, 2010 8:46 pm

Eu quase que apostaria que uma colega da privada passou a perna à colega miosotis. Há tantos anos que só vem a este fórum falar desta questão, que é impossível não ser algo pessoal. 8)
Isto é fruto de sermos muitos cães a um osso. O "nazismo" vem sempre da atribuição de bodes expiatórios para os nossos problemas. Aliás, é como os ciganos, se os eliminarem do planeta, a economia upa upa! :mrgreen:
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » domingo dez 19, 2010 10:23 pm

Ana Rita Escreveu:Eu quase que apostaria que uma colega da privada passou a perna à colega miosotis. Há tantos anos que só vem a este fórum falar desta questão, que é impossível não ser algo pessoal. 8)
Isto é fruto de sermos muitos cães a um osso. O "nazismo" vem sempre da atribuição de bodes expiatórios para os nossos problemas. Aliás, é como os ciganos, se os eliminarem do planeta, a economia upa upa! :mrgreen:

Perdoa-me Ana Rita, mas não consegui resistir:

Um dia de inverno rigoroso, estavam os Lusófanos e Ismaianos todos regelados, quando Hitler os reúne e diz:
- Lusófanos e Ismaianos.... Hoje vou-vos proporcionar um dia bem quentinho.
- Viva !!!! Boa !!! Clap! Clap! Clap!
gritavam os Lusófanos e Ismaianos todos contentes.
- HANS !!! - Grita Hitler - Vai aquecendo os fornos.

8)
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » terça dez 21, 2010 11:32 pm

Claudio V Escreveu:
Ana Rita Escreveu:Eu quase que apostaria que uma colega da privada passou a perna à colega miosotis. Há tantos anos que só vem a este fórum falar desta questão, que é impossível não ser algo pessoal. 8)

Perdoa-me Ana Rita, mas não consegui resistir:

Um dia de inverno rigoroso, estavam os Lusófanos e Ismaianos todos regelados, quando Hitler os reúne e diz:
- Lusófanos e Ismaianos.... Hoje vou-vos proporcionar um dia bem quentinho.
- Viva !!!! Boa !!! Clap! Clap! Clap!
gritavam os Lusófanos e Ismaianos todos contentes.
- HANS !!! - Grita Hitler - Vai aquecendo os fornos.

8)

:mrgreen:
Portela
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 03, 2008 4:03 pm

Mensagempor Portela » quarta dez 29, 2010 7:11 pm

Fiz a licenciatura e o mestrado em privadas. Optei por fazer o mestrado em privada por razões pessoais, embora tivesse entrado na FPCEL.
De momento, estou a trabalhar na área.
Tenho dito.
htsm
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo jan 02, 2011 6:51 pm

Mensagempor htsm » domingo jan 02, 2011 7:34 pm

Caro (a)Colega McFree

Pelas coisas e disparates que diz aconselho-a a consultar um PSICOLOGO para lhe fazer uma avaliação Psicologica.
Isto é, para si acho que só mesmo um Psiquiatra a vai ajudar...
htsm
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo jan 02, 2011 6:51 pm

Mensagempor htsm » domingo jan 02, 2011 7:41 pm

Para o caro Colega miosotis

Pelo que diz tirei a minha Licenciatura na Escola Secundária da Areosa... Olhe que bem não sabia!!!!
Contudo terminei a minha Lic em 2004 e sempre trabalhei.
Quero lá bem saber o que o colega acha... Isso não me paga o salário todos os meses....

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes