Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Psicólogos

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quinta nov 04, 2010 10:27 am

Porque é que alguns acham que a opinião dos membros da Direcção da OPP, por agora, e futuramente a dos membros da Comissão de Estágios, tem mais relevo científico do que a das Faculdades, no que respeita à avaliação da formação de Psicólogos?

No caso dos membros da Direcção trata-se (na maior parte dos casos) de pessoas que não apresentam nenhuma habilitação especial para tal, apenas uma prática profissional preexistente, não interessando em que condições.

No caso dos membros da Comissão de Estágios, a diferença será apenas que terão de ter uma prática profissional preexistente com 5 anos de duração.

Isto para não falar da Comissão Técnica, cuja composição, deliberações e critérios sempre foram desconhecidos. Ou da inexistência de uma publicitação dos actuais membros efectivos, para que se possa verificar se houve ou não o factor C.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
pi.r
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta jan 07, 2009 10:45 am

Mensagempor pi.r » quinta nov 04, 2010 8:37 pm

vvvieira, parece que o mesmo acontecerá com a Comissão de Estágios. Noutro tópico do forum um/uma colega comunicou que já está nomeada a Comissão de Estágios, mas não há nota pública disso. Também parece que se iniciou o processo de reconhecimento, mas sem qualquer formalização oficial do mesmo, uma vez que em local algum se explicitam os documentos a enviar, em que prazos, etc..
Raquel Raimundo
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado mar 17, 2007 10:27 pm

Mensagempor Raquel Raimundo » sexta nov 05, 2010 8:57 am

Faço um apelo aos colegas do forum que me têm enviado mp com pedidos de ajuda/ esclarecimento que o façam, na medida do possível, através de posts públicos aqui no forum, porque as vossas dúvidas poderão ser também as dúvidas de muitos outros e assim contribuem para que um maior número de colegas fique também esclarecido (no que eu souber e puder ajudar, claro). Desculpem, mas não me é possível dispender todo esse tempo nesta fase e as respostas naturalmente repetem-se.

P.S. Sim já coloquei esta nota noutro tópico, mas desconheço que tópico foi visto por quem me envia mp.
Última edição por Raquel Raimundo em sábado nov 13, 2010 5:37 pm, editado 1 vez no total.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta nov 05, 2010 10:37 am

pi.r Escreveu:Noutro tópico do forum um/uma colega comunicou que já está nomeada a Comissão de Estágios, mas não há nota pública disso.

É o que se chama transparência de procedimentos.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta nov 05, 2010 10:40 am

Raquel Raimundo Escreveu:Faço um apelo aos colegas do forum que me têm enviado mp com pedidos de ajuda/ esclarecimento que o façam, na medida do possível, através de posts públicos aqui no forum, porque as vossas dúvidas poderão ser também as dúvidas de muitos outros e assim contribuem para que um maior número de colegas fique também esclarecido (no que eu souber e puder ajudar, claro). Desculpem, mas não me é possível dispender todo esse tempo nesta fase e as respostas naturalmente repetem-se.

Querida colega Raquel, há quanto tempo não conversamos!
Este seu post deixou-me um pouco assarapantado: se por um lado acho útil que dissipe dúvidas, por outro fico sem saber a que título o faz: se em nome pessoal, se como membro suplente da Direcção da OPP, se em nome da própria OPP. Poderá esclarecer-me? Agradeço antecipadamente.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta nov 10, 2010 9:54 am

E então, Raquel?
SaraR
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sexta jan 01, 2010 4:32 pm

Mensagempor SaraR » quinta nov 11, 2010 1:29 pm

Este regulamento tem mt q se lhe diga ...
Primeiro, pagar 180 euros de inscrição é muito!! Nas outras ordens não se paga tanto, mas enfim é uma inscrição.
Eu sempre fui contra os estágios não remunerados, mas agora surgiu-me uma proposta p/ um, que depois de uma grande grande luta interior lá resolvi ir à entrevista. Como ainda não estou inscrita na ordem disseram-me p/ ver o q era necessário p/ começar a fazer o tal estágio. Assim deparo-me com esta contrariedade no regulamento: o estagiário não tem quotas mas paga 80€ no inicio do estágio + 80€ ao fim de 6 meses + 80 euros na entrega do relatório de estágio????!! Se dividirmos os 80€ por 6 meses dá 13€ e tal! Então o estagiário não paga quotas mas fica a pagar mais por mês que um psicólogo com mais de 5 anos de experiência?? Se assim é prefiro pagar quotas!!
Sendo um estágio não remunerado não se devia pagar nada! (Já para não dizer que deveriam ter acabado com este tipo de estágios há mt tempo). Se somos estagiários, se o estágio profissional é algo que a ordem nos obriga a ter, deveriamos estar isentos! Para que serve os 80 euros por semestre?!
Última edição por SaraR em domingo nov 28, 2010 7:22 pm, editado 1 vez no total.
xana
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: segunda mar 13, 2006 6:06 pm

Mensagempor xana » sexta nov 12, 2010 9:26 pm

Vou fugir um pouco ao assunto, mas é apenas para informar que já recebi a cédula profissional!

No meu processo correu tudo ok!

cumprimentos a todos :wink:
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » sexta nov 12, 2010 11:11 pm

A minha cedula também já me chegou às mãos.
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » sábado nov 13, 2010 10:47 am

E qual é o critério de envio? por ordem alfabética?
A Xana é "A" (Alexandra), correcto? mas a Céu Azul também tem nome começado por letra "A"?
xana
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: segunda mar 13, 2006 6:06 pm

Mensagempor xana » sábado nov 13, 2010 2:13 pm

É possível que o critério seja esse! Sim, o meu nome é Alexandra! :wink:
Já estou muito habituada a ser a 1ª nestas andanças! :lol:

Até ficou bonitinho! :D

cumprimentos
Natálianeto
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta fev 22, 2008 11:34 am

Mensagempor Natálianeto » sábado nov 13, 2010 6:05 pm

Eu recebi a minha cédula ontem e sou Natália!
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » sábado nov 13, 2010 11:15 pm

Eu apenas recebi há vários meses a cédula provisória e ainda nem sequer recebi a tal carta em que temos que responder em 3 dias e enviar foto. Mais alguém que não tenha recebido essa carta, ou terá sido extravio?
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » sábado nov 13, 2010 11:16 pm

Ordem alfabetica não deve ser... o meu nome começa por I
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quarta nov 24, 2010 6:42 pm

Só os membros efectivos é que recebem a cédula provisória?
psicrita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jan 11, 2007 3:39 pm
Contacto:

Mensagempor psicrita » quarta nov 24, 2010 7:24 pm

Olá colegas,

O meu nome começa por "A" e já recebi a cédula há umas semanas... Então a carta a pedir a foto e a confirmação dos dados, foi mesmo há muito tempo... Seria conveniente a colega ligar para a Ordem, porque é bem provável que se tenha extraviado...

Também não sei se só enviaram aos membros efectivos, porque eu felizmente o sou... Se o for, então ainda é mais provável que se tenha mesmo extraviado...

Saudações :wink:
yara
Membro Guru
Membro Guru
Registado: sábado jul 15, 2006 1:50 am

Re: Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Psicólogos

Mensagempor yara » sábado dez 18, 2010 2:10 am

Eu sou membro efectivo e não recebi cédula nenhuma...
Que se passará?
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » domingo dez 19, 2010 8:35 pm

Liguei para lá e disseram que ainda não enviaram para todos... perguntei então como seria com as cotas e disseram para expor a questão por email.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
yara
Membro Guru
Membro Guru
Registado: sábado jul 15, 2006 1:50 am

Mensagempor yara » domingo dez 19, 2010 9:02 pm

Ok... então vou aguardar pela minha cédula...
Mas já há datas para pagarmos as cotas?
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Re:

Mensagempor vvvieira » domingo dez 19, 2010 10:02 pm

SaraR Escreveu:o estagiário não tem quotas mas paga 80€ no inicio do estágio + 80€ ao fim de 6 meses + 80 euros na entrega do relatório de estágio

Bem me parecia que tinha ouvido a máquina registadora a tilintar... e muito admirado fico que os pressurosos "esclarecedores" do costume não tenham vindo esclarecer a colega em tempo útil.

Cara colega SaraR: a julgar pelo que tenho ouvido, se calhar ainda terá de desembolsar mais um bocado. Sobretudo agora que o regime de não remuneração vai passar a ser a norma nos estágios "organizados", digo, supervisionados pela OPP...

Ora compare-se o Artigo 52º do Estatuto com o Artigo 4º do Regulamento de Estágios:

"Artigo 52.º do Estatuto da OPP
Estágios profissionais
1 — Para a passagem a membro efectivo da Ordem, o respectivo membro tem obrigatoriamente de realizar um estágio profissional promovido e organizado pela respectiva Ordem." (negrito meu)

"Artigo 4.º do Regulamento de Estágios
Caracterização do estágio profissional
1 — O estágio profissional é auto-proposto pelo candidato e tem lugar no seio de entidades que com a Ordem celebrem um protocolo de estágio profissional." (negrito meu)

E, claro, o nº 6 do Artigo 17º do mesmo Regulamento:

"6 — A entidade receptora do estágio profissional deve proporcionar uma remuneração ao Psicólogo Estagiário, o qual, a título excepcional, pode aceitar que o estágio profissional não seja remunerado." (negrito meu)

Está-se mesmo a ver. Se uma qualquer instituição se dispuser a receber um estagiário, irá optar por aquele que não prescinde de ser remunerado? Ou dará preferência àquele a quem nada terá de pagar? É a instituição normativa do novo esclavagismo.

Sempre disse que não tinha opinião formada sobre a criação da OPP, e que não queria "atirar fora o menino com a água do banho". Mas o prato da balança está claramente a mexer-se.

Enfim, vamos acompanhando a novela...

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes