Tudo doido ?

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Tudo doido ?

Mensagempor Claudio V » segunda out 25, 2010 4:19 pm

Caros colegas,

Em termos sintéticos: contactei a Ordem no sentido de saber que medidas tomar, ao certo, para quem acabou agora o curso e procura estágio profissional.

Ora, as medidas, em termos gerais, já todos nós conhecemos: inscrição na Ordem, procura de local de estágio e aprovação. Agora, o que me foi informado do mail, e que me deixa indignado, são os prazos correspondentes a cada etapa. Assim:

- A partir do momento que nos inscrevemos online na Ordem, a mesma tem cerca de um mês para validar a inscrição.
- Só apenas após a validação da inscrição é que podemos procurar local e comunicar à Ordem
- Depois da Ordem ter conhecimento do local, a mesma tem cerca de 60 dias para deliberar se o estágio está ou não aprovado.

Ou seja, desde a inscrição até termos o estágio aprovado passam cerca de 3 meses em que uma pessoa está em estado de ânsia.

Pergunto-me se ao contactarmos um local para Estágio e nos derem um parecer favorável, se o mesmo local olhará, de bom agrado, para o facto de ter de estar à espera cerca de 2 meses pelo Estagiário...
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » segunda out 25, 2010 4:30 pm

Nem sei que diga a tudo isto.....1600horas anuais ainda por cima?? Nesta altura do campeonato? Devem julgar que andamos todos debaixo das saias dos pais e que não temos contas a pagar!!!
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » segunda out 25, 2010 6:54 pm

Era preferível que a Ordem esperasse mais um ano para organizar tudo como deve ser do que andar a vomitar (desculpem o termo) regulamentos e artigos à parva.
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » segunda out 25, 2010 9:54 pm

É que está mesmo tudo doido..............Eu acabei em Junho o Curso...estágio profissional nem vê-lo, a ordem deve pensar que nós estalamos os dedos e temos um estágio...E depois é como a colega disse, não estamos todos a viver às custas dos pais..Neste momento estou a trabalhar e poderia até conciliar o emprego com um estágio dependendo das horas etc..agora coma carga horária imposta..é um mundo de incertezas.

Se arranjamos estágio....Se o mesmo é remunerado....Abandonar um emprego por um estágio que não nos traz garantias, e depois?

É muito triste quer para quem acabou agora, quer para os outros colegas, estas imposições todas...e eles o que nós dão...se nem um estágio garantem...

Ao menos a ordem dos médicos, protege e bem os direitos dos mesmos..Eles fazem estágios, mas são pagos.
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quinta out 28, 2010 11:09 am

Como concluí o curso antes da criação da OPP, os meus problemas são diversos (fui desqualificado, entendo que inconstitucionalmente, e por isso integro o Movimento Continuo Psicólogo (http://continuopsicologo.blogspot.com), que está a lutar pela correcção desta situação.
Já quem concluiu a formação após a criação da OPP enfrenta problemas diferentes - para os quais já tive oportunidade de alertar - mas devem unir-se para os enfrentar.
Caso pretendam apoio nessa área, dentro das minhas áreas de conhecimento, é só dizer. Abraço a todos e ânimo.
(editado em 3.1.11 para corrigir o URL do MCP)
Última edição por vvvieira em segunda jan 03, 2011 11:04 am, editado 2 vezes no total.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Re: Tudo doido ?

Mensagempor Cristina Silva » sábado out 30, 2010 12:46 pm

Claudio V Escreveu:Caros colegas,

Pergunto-me se ao contactarmos um local para Estágio e nos derem um parecer favorável, se o mesmo local olhará, de bom agrado, para o facto de ter de estar à espera cerca de 2 meses pelo Estagiário...

E alguma coisa impede de iniciar funções enquanto decorre o processo com a Ordem?

Eu conheço um caso de uma recém-licenciada que foi aceite para um eventual estágio, iniciou a fase de experiência e em paralelo está a tratar do processo com a Ordem.

Não me parece que tal constitua problema, a não ser que depois veja o seu estágio invalidado por não cumprir com o regulamento. Mas isso só acontecerá se o estagiário aceitar um estágio que à partida não reúne as condições claramente expostas no Regulamento de Estágios.
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » sábado out 30, 2010 12:49 pm

só para acrescentar que esa pessoa, penso que já tem a validação da inscrição, pois concerteza terá de ter apresentado tal à Entidade receptora.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » sábado out 30, 2010 2:14 pm

Ah ok. Pelo que me foi informado só se poderia começar a exercer funções posteriormente à aprovação do local por parte da Ordem.

Mas realmente não me parece que as pessoas irão ficar sentadas em casa à espera do processo regulo-administrativo por parte da Ordem.

Enfim... o lema é mesmo «façam-se à vida».
htsm
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo jan 02, 2011 6:51 pm

Re: Tudo doido ?

Mensagempor htsm » domingo jan 02, 2011 7:29 pm

Caros colegas
Tanto pediam uma ordem agora virem-se!!!
Sou Lic em Psicologia pré-bolonha (não psicologo, uma vez que não exerco pratica privada nem estou inscrito na Ordem), contudo sempre trabalhei na área.
Sou sócio do Sindicato Nacional dos Psicologos com muito gosto.

Outra coisa ... colegas existem outras áreas em que somos muito úteis... não se esqueçam disso!!!
Não pensem só em dar consultas porque com a falta de emprego que existe, muitos vão precisar de apoio psicológico para pagar as contas!!!

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes