Comissão de Estágios

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Helenaa.Gonçalves
Membro Amador
Membro Amador
Registado: terça out 06, 2009 9:24 pm

Comissão de Estágios

Mensagempor Helenaa.Gonçalves » quinta nov 04, 2010 12:47 am

Já foi criada a comissão de Estágios? Ainda será possivel enviar o comprovativo da experiência profissional para poder contar como estágio profissional ou parte dele?
Obrigado
fedra
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta ago 29, 2007 11:23 am

Mensagempor fedra » quinta nov 04, 2010 3:01 pm

Helena, liguei para a ordem na passada semana e foi-me dada indicação positiva. Eu já entreguei os comprovativos :)
A administrativa apenas referiu que me aconselhava a fazê-lo nas próximas duas semanas, uma vez que vai haver um esforço adicional para analisar esses processos.

Espero ter sido util
Saudações
Helenaa.Gonçalves
Membro Amador
Membro Amador
Registado: terça out 06, 2009 9:24 pm

Mensagempor Helenaa.Gonçalves » quinta nov 04, 2010 3:56 pm

Mto obrigado:)
Com tda a certeza que foi :)
Espero qinda ir a tempo, pois vou enviar amanhã :)
pi.r
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta jan 07, 2009 10:45 am

Mensagempor pi.r » quinta nov 04, 2010 8:33 pm

Então e não se torna público que a Comissão já foi nomeada? E quem a compõe? Quais os procedimentos adoptar para pedir o reconhecimento? O que deve vir discriminado nos documentos?

Enfim, era bom uma certa formalização da coisa, não? Sobretudo tendo em conta a ressalvazinha do regulamento de estágios, de que a Comissão de Estágios pode validar a experiência mas pedir mais tempo, mais cursos, mais pagamentos, espelhada no último parágrafo da notícia do site

"Após a validação da experiência que lhe for concedida, o “Membro Estagiário” terá de apenas cumprir o remanescente das exigências indicadas no Regulamento de Estágio Profissional para poder pedir a transição para “Membro Efectivo”. "
sns
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta fev 22, 2008 4:45 pm

Mensagempor sns » quinta nov 04, 2010 8:58 pm

Colega Fedra que documentos lhe disseram que deveria enviar?
miausof
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: terça fev 26, 2008 2:03 am

Mensagempor miausof » quinta nov 04, 2010 9:09 pm

Colegas estou farta de tentar ligar para a ordem e nunca consigo falar com ninguém... podem dizer-me quais os documentos a enviar e para onde enviar? morada, mail? agradeço a atenção. cumprimentos e muita sorte a todos.
fedra
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor fedra » sexta nov 05, 2010 12:05 am

Olá novamente,

Eu entreguei os meus documentos pessoalmente, mas a administrativa indicou-me que podia ser enviado através de carta registada, deduzo que para a morada que consta no site.
No meu caso entreguei documento da instituição onde realizei estágio com indicação das datas (de inicio e fim) da carga horária semanal, das actividades desenvolvidas e do orientador de estágio.
Questionei a senhora se seria necessário mais alguma coisa, ao que me indicou que podia questionar através de e-mail, mas que no entanto caso fosse necessário algum outro documento seria solicitado.
Pelo sim, pelo não envio e-mail a apresentar a minha situação specificamente e a questionar se seria necessário algum outro documento, mas o e-mail é bastante recente por isso ainda não obtive resposta.

Saudações
fedra
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor fedra » sexta nov 05, 2010 4:26 pm

Caros colegas,

parece-me que as minhas respostas deram origem a algumas questões ou mesmo confusões. Não sei se a comissão já foi criada, quando será divuldada, quais os documentos que passaram a ser exigidos,etc, etc...Todas essas dúvidas que me parecem legitimas
Mas também me parece coerente que no atendimento na OPP, não me fossem dizer "olhe agora não podemos receber essas informações, vai ter que esperar um bocadinho que a comissão está a ser criada". Comprendo que exista uma grande vontade de ter respostas concretas e tudo preto no branco, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia... :)

Boa sorte a todos
pi.r
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta jan 07, 2009 10:45 am

Mensagempor pi.r » sexta nov 05, 2010 7:37 pm

Obrigada colega, por esclarecer esse ponto. E claro, Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas é muito portuguesa esta tendência para a falta de normas bem explícitas. Dado que a necessidade de regulação é o único ponto em que todos concordamos (mesmo que haja divergências no conteúdo dessa regulação), era bom que este processo fosse bem regulado, isto é, que só se analisassem processos quando as regras estivessem bem definidas e iguais para todos. Porque se não cada um vai enviar os documentos da forma que achar correcta e muitos mal entendidos vão advir daí.

Eu, pessoalmente, preferia que os serviços administrativos dissessem que assim que a CE for nomeada e explicitar os critérios e procedimentos para requerer o reconhecimento da experiência será dada notícia no site, por exemplo no local "estágios" que imagino esteja reservado para esses assuntos.
JoanaDurao
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sexta fev 22, 2008 1:16 pm

Mensagempor JoanaDurao » sexta nov 12, 2010 11:55 am

fedra,refere-se a estágio profissional certo?

Obrigada
Seli
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta fev 28, 2008 5:36 pm

Mensagempor Seli » sexta nov 12, 2010 4:56 pm

Colegas,

Recebi esta semana um email da OPP a dize que a Comissão de Estágios seria nomeada em breve.

Cumprimentos
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » terça nov 23, 2010 7:08 pm

Colegas alguém sabe se já foi nomea da a Comissão de Estágios?
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » terça nov 23, 2010 7:16 pm

Ainda não....a Ordem continua a informar que está para breve. Acredito que actualizem logo no site a noticia....vão vendo por lá!
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » terça nov 23, 2010 11:33 pm

Obrigada colega Liliana.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta nov 24, 2010 10:37 am

A notícia publicada ontem no site da OPP (https://www.ordemdospsicologos.pt/noticia/94 demonstra essencialmente que o objectivo é arrecadar algum dinheiro mesmo com aqueles que já têm experiência profissional equivalente a estágio, de acordo com o novel Regulamento (pleno de erros, aliás).
Ou seja, a OPP, em vez de se preocupar em acolher psicólogos, pretende é que estes lhe paguem.
É mesmo isto que queremos? Uma Ordem economicista e avarenta?
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta nov 24, 2010 10:41 am

pi.r Escreveu:"Após a validação da experiência que lhe for concedida, o “Membro Estagiário” terá de apenas cumprir o remanescente das exigências indicadas no Regulamento de Estágio Profissional para poder pedir a transição para “Membro Efectivo”. "

O "remanescente" implicará, sempre, o pagamento de alguma coisa. Mesmo que seja um cursozeco qualquer. Desde que se pague e seja de frequência obrigatória, tá-se bem.
It's a Scrooge syndrome, I'm afraid...
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quarta nov 24, 2010 6:16 pm

:evil: :evil: :evil:

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes