Curso de Formação associado aos Estágios Profissionais da OP

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Ana Sofia Oliveira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta out 25, 2006 5:17 pm

Curso de Formação associado aos Estágios Profissionais da OP

Mensagempor Ana Sofia Oliveira » terça nov 23, 2010 6:58 pm

Boas tardes,

alguém já leu a última notícia da OP?

Estou baralhada...help me please!!!

Sou membro estagiário, nunca realizei estágio profissional (tenho curricular que, pelos vistos, não serve para nada) e sempre trabalhei na Iniciativa Novas Oportunidades como tal duvido que reconheçam alguma coisa.

A minha dúvida é a seguinte: a notícia fala em categorias B e C? o que é isto? Como sabemos a que categoria pertencemos?

Este curso vai decorrer em Lisboa e tem apenas 15 vagas...com cursos de 15 pessoas vão ter que fazer muitos :)

Alguém está "perdido" como eu?
vitorcoelho
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: quarta nov 10, 2004 11:29 pm

Re: Curso de Formação associado aos Estágios Profissionais d

Mensagempor vitorcoelho » terça nov 23, 2010 7:10 pm

Ana Sofia Oliveira Escreveu:Boas tardes,

Sou membro estagiário, nunca realizei estágio profissional (tenho curricular que, pelos vistos, não serve para nada) e sempre trabalhei na Iniciativa Novas Oportunidades como tal duvido que reconheçam alguma coisa.

A minha dúvida é a seguinte: a notícia fala em categorias B e C? o que é isto? Como sabemos a que categoria pertencemos?

Este curso vai decorrer em Lisboa e tem apenas 15 vagas...com cursos de 15 pessoas vão ter que fazer muitos :)

As categorias B e C são denominações dos membros estagiários que pediram reconhecimento de um estágio profissional já realizado (B) ou reconhecimento de experiências profissionais já realizadas (C).

Pode encontrar mais informação sobre este assunto em https://www.ordemdospsicologos.pt/noticia/86.

Vitor Coelho, OPP

P.S. Sim, ter muitos cursos de formação é naturalmente a solução.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » terça nov 23, 2010 7:11 pm

Colega Ana Sofia eu estou tão baralhada quanto a colega, pois foi aceite como Membro Estagiário e tal é o meu espanto que acerca de 1 hora fiz login no site da Ordem e diz que o meu processo está em avaliação.

Quando ainda à bem pouco tempo dizia aceite :oops:
Ana Sofia Oliveira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Sofia Oliveira » terça nov 23, 2010 7:16 pm

Então, se bem percebi, devo pedir o reconhecimento das experiências profissionais (visto que não tenho estágio profissional) do período 4.09.08 (entrada em vigor da Lei 57/2008) e 20.10.10 (data em que saiu o regulamento dos estágios) e aguardar uma resposta da OP para atibuição da categoria?

Obrigado pelo esclarecimento.
vitorcoelho
Membro Habitual**
Membro Habitual**

Mensagempor vitorcoelho » terça nov 23, 2010 8:45 pm

Ana Sofia Oliveira Escreveu:Então, se bem percebi, devo pedir o reconhecimento das experiências profissionais (visto que não tenho estágio profissional) do período 4.09.08 (entrada em vigor da Lei 57/2008) e 20.10.10 (data em que saiu o regulamento dos estágios) e aguardar uma resposta da OP para atibuição da categoria?

Obrigado pelo esclarecimento.

Correcto.

Vitor Coelho, OPP
vitorcoelho
Membro Habitual**
Membro Habitual**

Mensagempor vitorcoelho » terça nov 23, 2010 8:48 pm

Cristina Machado Escreveu:Colega Ana Sofia eu estou tão baralhada quanto a colega, pois foi aceite como Membro Estagiário e tal é o meu espanto que acerca de 1 hora fiz login no site da Ordem e diz que o meu processo está em avaliação.

Quando ainda à bem pouco tempo dizia aceite :oops:

Isso deriva de todos os processos aceites de estagiários estarem a serem triados, de forma a que possam ser organizados nas 3 denominações indicadas na notícia acima referida.

Vitor Coelho, OPP
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » terça nov 23, 2010 11:33 pm

Obrigada Vitor.

Já agora importasse de explicar o que temos de fazer para vermos reconhecida a nossa experiência profissional adquirida até à saída do regulamento de estágios, e para onde devemos enviar a documentação?

Grata pela atenção dispensada.
JoanaM
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quinta fev 17, 2005 2:41 am

Mensagempor JoanaM » quarta nov 24, 2010 1:13 am

Já agora ponho a minha duvida também, que é parecida coma a da Cristina Machado mas acrescento ainda:

Como proceder para mudar o nosso estatuto de inscrição? É que receio enviar apenas uma carta com os comprovativos de experiência entre essas datas e a carta fique perdida no meio das milhares que recebem (o que é até certo ponto normal) e não chegue às mãos de quem devia a tempo. Posso ser considerada estagiária e depois é que encontram a minha carta lol

Ou seja, se eu me fosse inscrever agora era fácil... mas não estando na categoria de reconhecimento, será que eles próprios olham para a minha experiência, reparam nisso e procedem a pedir documentos ou sou eu que tenho de mudar o meu "estatuto de inscrição" por assim dizer? Suponho que seja esta ultima...

No meu caso sempre exerci, sobretudo ao nível da clínica privada e assim continuo, e em Janeiro próximo faço três anos de exercício profissional, dois dos quais com supervisão! Penso que tenho boas hipóteses de conseguir... (à data de 19.04.09 tinha 14 meses de experiência... falhei o alvo por 4 meses!!! lol)

Tenho andado a tentar saber de como fico (estagiária/efectiva) através da Ordem para saber o que devo fazer mas remetem-me sempre para emails...

Help anyone? :wink:
"O Conhecimento é a sua própria recompensa"
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta nov 24, 2010 10:25 am

Então a colega era psicóloga de pleno direito, e já com 14 meses de activo, e aceitou passivamente ser desqualificada? E agora limita-se a achar que tem "boas hipóteses de conseguir" voltar a ser-lhe reconhecido o direito a ser psicóloga?
Bem, há de tudo... até há gente que exerce psicologia há mais de uma dezena de anos e continua a não ser aceite como membro efectivo... vá-se lá saber porquê... ou se calhar até se sabe...
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta nov 24, 2010 10:27 am

Ana Sofia Oliveira Escreveu:com cursos de 15 pessoas vão ter que fazer muitos

Até já se ouve o tilintar da caixa registadora...
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
JoanaM
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quinta fev 17, 2005 2:41 am

Mensagempor JoanaM » quarta nov 24, 2010 2:09 pm

vvvieira Escreveu:Então a colega era psicóloga de pleno direito, e já com 14 meses de activo, e aceitou passivamente ser desqualificada? E agora limita-se a achar que tem "boas hipóteses de conseguir" voltar a ser-lhe reconhecido o direito a ser psicóloga?
Bem, há de tudo... até há gente que exerce psicologia há mais de uma dezena de anos e continua a não ser aceite como membro efectivo... vá-se lá saber porquê... ou se calhar até se sabe...

A questão não passou por aceitar passivamente... Como forma de protesto, digamos assim, inscrevi-me como membro efectivo e tenho mexido tudo o que posso para ver esta situação levada a bom-porto. O facto é que os estatutos estão lá e eles dizem que eu, com 14 meses e não com 18, não sou Psicóloga efectiva. É óbvio que não acho justo e tenho feito o que está ao meu alcance para ver a situação resolvida.

Esta nova hipótese apenas me veio dar algum alento, visto que até agora todas as minhas restantes tentativas saíram goradas - inclusivé, por contacto telefónico, cheguei a pedir reunião com a Comissão Avaliadora e a resposta foi "só há reuniões quando a comissão acha necessário e não ao contrário" :roll: Cada vez que ligo remetem-me para emails que supostamente são respondidos em 3/4 dias e, no meu caso pelo menos, nunca foram. Sinceramente, espero ser uma excepção à regra, pois não posso acreditar que estamos todos à espera de respostas a emails...

Para mim, observo esta nova fase como boa hipótese de resolver as coisas sem ter de chegar a tribunais e coisas que tais... Mas uma coisa também garanto, mesmo que a mim me dêem equivalências, nunca vou deixar de apoiar no que puder os colegas Psicólogos que estão na mesma situação que eu ou pior.
"O Conhecimento é a sua própria recompensa"
pi.r
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta jan 07, 2009 10:45 am

Mensagempor pi.r » quarta nov 24, 2010 3:59 pm

JoanaM Escreveu: Cada vez que ligo remetem-me para emails que supostamente são respondidos em 3/4 dias e, no meu caso pelo menos, nunca foram. Sinceramente, espero ser uma excepção à regra, pois não posso acreditar que estamos todos à espera de respostas a emails...

Eu também estou à espera de respostas a e-mails. Já os reenviei pelo menos 10 vezes (e não estou a exagerar), conforme me pedem sempre que reclamo ou telefono. Acredito que não sejam assim tão poucas pessoas, até porque, pelo que tenho visto, quando os mails são respondidos são simplesmente mails tipo, mitas vezes desajustados das situações específicas, gerando mais confusão do que resolução.
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quarta nov 24, 2010 6:13 pm

Francamente isto vai criar muita revolta aos psicólogos desqualificados....
Última edição por Liliana Costa em terça nov 30, 2010 12:33 am, editado 1 vez no total.
Ana Sofia Oliveira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Sofia Oliveira » segunda nov 29, 2010 8:59 pm

No que diz respeito aos e-mails não me posso queixar...tenho enviado alguns e respondem-me sempre no dia e são sempre esclarecedores, nunca tive uma resposta tipo.

Mesmo quando enviei os certificados de experiência profissional foram muito atenciosos...

Não é tudo mau :wink:
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » segunda nov 29, 2010 9:07 pm

Colegas alguém me sabe até quando podemos enviar os comprovativos de experiência profissional adquirida até à saída do regulamento de estágio, de forma a pedir-mos o reconhecimento da nossa experiência.

Obrigada.
Voyager
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quinta jan 07, 2010 9:50 pm

Mensagempor Voyager » terça nov 30, 2010 2:04 pm

Ana Sofia Oliveira Escreveu:Boas tardes,

Pois....

15 vagas é um fenómeno...
Nem sequer tive conhecimento disto. Mas pronto, o mundo não é só Lisboa.... (aparentemente).

Quando é que fazem o curso em Leiria ? Há por cá umas salas que levam mais de 15 pessoas.
Renata Serra
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça abr 04, 2006 9:09 pm

Mensagempor Renata Serra » quarta fev 02, 2011 5:41 pm

Alguém sabe o custo dos cursos de formação que estão a decorrer?
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quarta fev 02, 2011 7:15 pm

Olá Renata eu fiquei com a noção que o curso teria o valor da entrega de relatório que seriam os 80€ mas peço a mesma informação a alguém que saiba ao certo ou que até mesmo já tenha feito o curso.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » quarta fev 02, 2011 11:44 pm

Liliana Costa Escreveu:Olá Renata eu fiquei com a noção que o curso teria o valor da entrega de relatório que seriam os 80€ mas peço a mesma informação a alguém que saiba ao certo ou que até mesmo já tenha feito o curso.

Colegas eu tenho a mesma dúvida que as colegas Renata e Liliana, e mais uma pequenazinha dúvida: depois de nos inscrevermos na plataforma de estágios que mais temos de fazer?

Se alguém me soubesse esclarecer ficava muito grata.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » terça fev 08, 2011 12:45 am

Cristina Machado Escreveu:
Liliana Costa Escreveu:Olá Renata eu fiquei com a noção que o curso teria o valor da entrega de relatório que seriam os 80€ mas peço a mesma informação a alguém que saiba ao certo ou que até mesmo já tenha feito o curso.

Colegas eu tenho a mesma dúvida que as colegas Renata e Liliana, e mais uma pequenazinha dúvida: depois de nos inscrevermos na plataforma de estágios que mais temos de fazer?

A Comissão de Estágio já foi nomeada?

Se alguém me soubesse esclarecer ficava muito grata.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes