Curso de Formação associado aos Estágios Profissionais da OP

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Re: Curso de Formação associado aos Estágios Profissionais d

Mensagempor vvvieira » terça fev 08, 2011 9:48 am

Cara colega Cristina Machado, tendo sido publicado o Regulamento de Estágios em Outubro, já deveria ter havido tempo para se tratar das coisas.
Mas há duas semanas atrás contactei a OPP sobre o assunto e recebi a seguinte informação:

"Informamos que a Comissão de Estágios será brevemente nomeada; por favor, mantenha-se atento à página da Ordem."

De lá até agora nada apareceu no site. Logo, não há ainda Comissão de Estágios.

Por outro lado, os pagamentos são outro "mistério". Há até notícia de que terão "oferecido" a formação a pessoas que interessaria "calar"... mas trata-se apenas de um rumor que estou a tentar investigar. Depois digo mais se descobrir.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » terça fev 08, 2011 10:43 am

Obrigada colega vvieira. É que eu tive conhecimento de uma colega nossa que não fez estágio curricular durante o curso, mas fez um estágio profissional de 12 meses, cuja sua orientadora era uma assistente social. A Ordem validou o estágio da colega e inclusivé disse-lhe que para ser membro efectivo somente tem de fazer a formação para a Ordem.

A ser verdade isto acho muito injusto, pois eu tenho quase 24 meses de experiência e segundo a Ordem tenho de fazer o estágio, e essa colega não...tal como uma colea minha de trabalho que tem 4 anos de experiência e segundo a Ordem também tem de fazer estágio..eu já não percebo nada.Para uns é de uma maneira, para outros é de outra.

Esperemos por melhores dias.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça fev 08, 2011 10:52 am

Cara Cristina, o exemplo que cita é mais uma juntar ao rol de trapalhadas da actual Direcção da OPP.

Quando, na década de 80, participei nas reflexões iniciais sobre a vantagem de criar uma Ordem, todos achávamos que ela deveria servir para unir e dignificar os Psicólogos.

Em vez disso, está a ser utilizada como instrumento financeiro, de auto-promoção, e sobretudo de discriminação. É por isso que, caso a Lei (que é a causa essencial do problema) não for alterada, activarei os meios judiciais para que o seja.

Mas ainda tenho esperança que haja algum bom senso nalgumas cabeças. A ver vamos.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça fev 08, 2011 10:58 am

Cristina Machado Escreveu:tenho quase 24 meses de experiência e segundo a Ordem tenho de fazer o estágio

Nesta matéria, importa relembrar as famosas FAQ (https://www.ordemdospsicologos.pt/faq)da OPP, sobretudo a 3.2:

"3.2. Trabalho há 3 anos apenas em clínica privada (consultas), como trabalhador independente. Como posso comprovar a minha prática profissional?
A título de exemplo colocam-se duas possibilidades: a) apresentação de declaração de IRS desses anos, com indicação de estar inscrito, nas Finanças, enquanto Psicólogo, ou, b) solicitar na instituição onde exerce funções (ou clínica privada) que lhe emitam uma declaração em como nos 3 anos a que se refere esteve lá a desempenhar as suas funções enquanto psicólogo. Nenhuma destas soluções tem carácter de obrigatório. São apenas sugestões de formas de efectuar prova de experiência. Cabe ao candidato decidir qual a forma de o fazer. Estas ou outras quaisquer no cumprimento do Regulamento de Inscrições da OPP."

(negrito meu)

Claro como água. Suja.
PJCGabriel
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo dez 26, 2010 12:04 am

Mensagempor PJCGabriel » terça fev 08, 2011 11:19 am

De facto a vontade que me dá é pedir o meu dinheiro de registo e mandar pastar esta cambada , pois faz quase um ano que estou em avaliação, trabalho desde 2008 com contrato de psicólogo clínico já enviei a documentação das finanças, e como, não tinha 18 meses até a entrada em vigor da ordem, não recebi a minha cédula profissional. Ligo para lá e dizem que estão analisando o meu como o de muitos outros colegas, agora eu me pergunto, será que um ano é suficiente para verificar um processo totalmente transparente????
Como posso pagar as cotas segundo essa malta apregoa, se nem categoria no perfil tenho, é que nem aparece se sou efectivo, se sou estagiário. Algo anda mal com certeza. Já faltou mais para exigir o que paguei no período certo, e que quem está em falta certamente é esse pessoal da OPP, que parece que não têm a visão de como avaliar as competências de cada, é que nem com a documentação em mãos conseguem reagir.
Penso que mais que uma ordem como querem parecer ser, acho sim uma total desordem.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça fev 08, 2011 12:07 pm

Calma, PJCGabriel.

Há aqui duas coisas distintas:

1.a Lei, que está errada e que tem de ser alterada (como o colega refere que trabalha desde 2008, presumo que tenha concluído a sua formação e iniciado actividade antes da criação da OPP; logo, se foi desqualificado pela Lei, deve exigir a sua alteração); caso não o seja, terão de ser os tribunais a declarar a inconstitucionalidade de determinadas normas. É pena se tiver de ser assim

2.a acção da Direcção da OPP. Por um lado, e como seria de esperar, age segundo o que diz a Lei (mesmo que estando errada; eu não o faria, mas a ética de cada um é o que é); por outro lado,tem actuado com clara incompetência em diversas áreas. Esta é uma delas, mas há outras. E quanto a isso, só os membros efectivos têm, estatutariamente, meios para agir. Ou aguardar pelas próximas eleições.

Portanto, sugiro ao colega que insista na correcção da Lei. Depois tudo virá por acréscimo.
PJCGabriel
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo dez 26, 2010 12:04 am

Mensagempor PJCGabriel » terça fev 08, 2011 12:39 pm

vvvieira Escreveu:Calma, PJCGabriel.

Há aqui duas coisas distintas:

1.a Lei, que está errada e que tem de ser alterada (como o colega refere que trabalha desde 2008, presumo que tenha concluído a sua formação e iniciado actividade antes da criação da OPP; logo, se foi desqualificado pela Lei, deve exigir a sua alteração); caso não o seja, terão de ser os tribunais a declarar a inconstitucionalidade de determinadas normas. É pena se tiver de ser assim

2.a acção da Direcção da OPP. Por um lado, e como seria de esperar, age segundo o que diz a Lei (mesmo que estando errada; eu não o faria, mas a ética de cada um é o que é); por outro lado,tem actuado com clara incompetência em diversas áreas. Esta é uma delas, mas há outras. E quanto a isso, só os membros efectivos têm, estatutariamente, meios para agir. Ou aguardar pelas próximas eleições.

Portanto, sugiro ao colega que insista na correcção da Lei. Depois tudo virá por acréscimo.

Compreendo. Só me resta aguardar. Isto quem esperou por um ano pode esperar por mais dois ou três. Agora a morosidade do processo, e depois quererem que os membros paguem por esses atrasos é que não. Por isso a minha indignação com tudo isto. Com certeza não serei menos psicólogo que outro qualquer só porque não fiz estágio profissional e entrei logo directamente na vida activa. O que me custa é que se leve tanto tempo, e que por vezes se induza nos restantes uma imagem de clareza, quando ainda está "muito mato para desbravar".

Mas obrigado pelo esclarecimento.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta mar 23, 2011 12:05 pm

Contas!

Segundo o site da OPP, até agora foram organizados cursos de formação de 40 horas, em:

Lisboa - 11
Porto - 7
Braga - 3
Coimbra - 2
Almada - 1
Aveiro - 1
Évora - 1
Faro - 1
Funchal - 1
Ponta Delgada - 1

Total de cursos: 29
Total de formandos implicados: (29X15) - 435
Valor pago pelos formandos: (80€X435) - 34.800€

Vamos supor os seguintes gastos por acção:
Formadores - 20€/hora X 40 X 29 = 800€ X 29 = 23.200€
Aluguer de instalações - 200€/curso X 29 = 5.800€
Fotocópias - 20€/curso X 29 = 580€
Total de gastos (suposição): 29.580€

Se alguém tiver os números correctos, queira informar SFF.

Nota: suponho ainda que a maior parte dos formandos serão psicólogos que foram desqualificados retroactivamente e que por esta via tentam ver reconhecido o que já era seu por direito.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes