Site da Ordem e Estágios Profissionais

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

dan_psi
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda jul 25, 2005 3:23 pm

Site da Ordem e Estágios Profissionais

Mensagempor dan_psi » quarta dez 01, 2010 11:42 am

Colegas:

Sou membro estagiário e agora aparece novamente no meu estado "em avaliação" que presumo que seja para nos catalogarem de estagiários tipo A, B ou C, correcto? Aqui há dias carreguei no separador de estágios e aquilo foi dar à plataforma de estágios nas quais é necessário fazer uma inscrição para poder aceder. No entanto a mim dá sempre erro, será por os processos dos estagiários estarem na avaliação que referi acima? Já algum colega se deparou com o mesmo? Ou será que só poderemos aceder depois de arranjarmos o estágio e comunicar antes para a Ordem ou assim?

Grato pela atenção.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça dez 07, 2010 2:16 pm

E o colega concluiu a sua formação quando, se posso perguntar?
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » terça dez 07, 2010 4:28 pm

Eu estou com o mesmo problema de momento.

A minha inscrição já foi validada, diz Aceite no estado do processo, contudo dá-me erro ao registar na Plataforma de EP.

Já enviei um email à Ordem a expor a situação.
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça dez 07, 2010 4:41 pm

Caro Cláudio, faço-lhe a mesma pergunta que ao dan_psi. Quererá responder?
Orchid
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quarta set 26, 2007 10:23 pm

Mensagempor Orchid » terça dez 07, 2010 5:09 pm

Boa tarde a todos,

Recebi hoje a avaliação do meu processo por parte da OPP.
Alguém me sabe dizer onde podemos encontrar listadas as Entidades com quem a OPP tem acordo para realização de Estágios Profissionais?

Cumprimentos.
Orchid Oblivion
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça dez 07, 2010 5:20 pm

Caro/a Orchid, faço-lhe a mesma pergunta que aos outros. Quererá responder?
Orchid
Membro Amador
Membro Amador

Mensagempor Orchid » terça dez 07, 2010 5:25 pm

Caro vvvieria,

Posso responder. Concluí no ano de 2007 na fase de implementação do Processo de Bolonha, já com mestrado integrado. Porque pergunta?
Orchid Oblivion
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » terça dez 07, 2010 5:46 pm

Ocorre que, como poderá ver em bit.ly/continuarpsicologo, há quem considere que a Lei 57/2008 contém uma inconstitucionalidade, ao discriminar e desqualificar psicólogos formados antes da sua entrada em vigor e unicamente em função da existência, ou não, de prática profissional mínima de 18 meses. E que por esse motivo há diversas coisas em curso: uma Petição, propostas e alteração da Lei, e mesmo processos judiciais. E a notícia que sobre esta última questão foi colocada no site da OPP não corresponde à verdade, como proximamente se verá.
Orchid
Membro Amador
Membro Amador

Mensagempor Orchid » terça dez 07, 2010 6:12 pm

Pois, entretanto já li, já vi e já me informei. Estou ainda a tentar acalmar o meu estado de incredulidade perante tudo.
Orchid Oblivion
dan_psi
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor dan_psi » terça dez 07, 2010 6:40 pm

Eu conclui o MI em psicologia no ano lectivo 2008/2009. Contudo sei que está tudo em ordem com o meu processo. E telefonei para a Ordem e disseram-me que apesar de já ter sido aceite (já tenho a declaração comigo) agora estão a triar os estagiários para os colocar nos tipos A, B, ou C. Como ainda aparece "em avaliação" disseram-me que tenho que aguardar pela categoria e que depois me iriam enviar 1 mail com os próximos passos. Por isso é que também não consigo entrar na plataforma dos estágios. Acho estranho é estarem a fazer cursos sem as pessoas saberem a que categoria pertencem. No meu caso sei que será a A porque não tenho experiência profissional. Enfim...

Já agora, algum colega estagiário que consiga fazer o registo nessa plataforma pode informar acerca do que lá existe? se é que existe alguma coisa... isto é se dá para fazer algum tipo de candidaturas lá, lista de instituições de estágio, etc?
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » terça dez 07, 2010 7:11 pm

Contactei a Ordem e, ao que parece, estão com problemas informáticos. Pediram-me para voltar a inscrever-me amanhã e caso se verifique o erro novamente, para entrar, mais uma vez, em contacto.
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
pi.r
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta jan 07, 2009 10:45 am

Mensagempor pi.r » terça dez 07, 2010 8:57 pm

Lista de locais de estágio? Não. O regulamento de estágios é bem claro quanto a esse assunto: artigo 4º "o estágio profissional é autoproposto". O que há na plataforma de estágios são formulários a preencher para propor o estágio: entidade, orientador, projecto e declaração de compromisso.

Também acho fantástico abrirem cursos (com 15 vagas!!) quando a maioria das pessoas não sabe em que categoria está. Quando, e isto parece-me mais grave, não há quaisquer procedimentos formais (datas, prazos, listas de documentos) sobre o processo de reconhecimento de experiências. Só que a mim já nada disto me espanta. Nem me espantará quando resolverem que para se ser psicólogo é preciso dizer uma ladainha secreta, dar três pulos para a direita e quatro para a esquerda e frequentar mais três anos de um curso de excelência promovido pela...Ordem. Tudo isto acompanhado do pagamento das respectivas taxas.
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » quarta dez 08, 2010 12:01 am

Colegas sabem-me dizer quem faz a reavaliação da nossa experiência profissional?

Pois já questionei a Ordem sobre o assunto. A resposta que me foi dada foia de que quem faz a reavaliação da nossa experiência profissional até á data da saída do regulamento de estágio é a Comissão de Estágios.

Como é que pode ser a Comissão de Estágios se a mesma ainda não foi nomeada? E já lá vão quase dois meses após a saida do Regulamento de Estágios...A experiência adquirida a partir dessa data não conta?

Grata pela atenção dispensada
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta dez 08, 2010 9:14 am

E a colega concluiu a sua formação quando, se posso perguntar?
Talvez lhe interesse saber que, como poderá ver em bit.ly/continuarpsicologo, há quem considere que a Lei 57/2008 contém uma inconstitucionalidade, ao discriminar e desqualificar psicólogos formados antes da sua entrada em vigor e unicamente em função da existência, ou não, de prática profissional mínima de 18 meses. E que por esse motivo há diversas coisas em curso: uma Petição, propostas e alteração da Lei, e mesmo processos judiciais. E a notícia que sobre esta última questão foi colocada no site da OPP não corresponde à verdade, como proximamente se verá.
ana correia

Mensagempor ana correia » quarta dez 08, 2010 1:09 pm

Caros colegas,

desculpem a minha ignorância, mas podiam dizer-me a que se referem quando dizem "o meu estado" (está aceite, em avaliação, etc)??

Enviei ontem um e-mail para para a sede (e igual para o Porto). A sede respondeu-me logo, mas só me respondeu a umas das 4 dúvidas que tinha exposto. :roll:

Disseram-me que tenho que aguardar pela Comissão de Estágios (eu tinha questionado sobre o reconhecimento da experiência profissional).
pi.r
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta jan 07, 2009 10:45 am

Mensagempor pi.r » quarta dez 08, 2010 8:06 pm

Cristina Machado Escreveu:Colegas sabem-me dizer quem faz a reavaliação da nossa experiência profissional?

Pois já questionei a Ordem sobre o assunto. A resposta que me foi dada foia de que quem faz a reavaliação da nossa experiência profissional até á data da saída do regulamento de estágio é a Comissão de Estágios.

Como é que pode ser a Comissão de Estágios se a mesma ainda não foi nomeada? E já lá vão quase dois meses após a saida do Regulamento de Estágios...A experiência adquirida a partir dessa data não conta?

Grata pela atenção dispensada

Ora aí está uma questão que era importante ver respondida. O Vítor Coelho ou a Raquel Raimundo podem esclarecer-nos? É que já existindo actividades relacionadas com os estágios a decorrer (os cursos, a categorização dos estagiários, a plataforma para submissão dos dados de estágios, o reconhecimento de experiências) não se entende a falta de formalização: nomeação pública da Comissão de Estágios e formalização pública do processo (prazos, documentos, modo de envio, essas pequenas coisas que permitem um processo sério e igual para todos).
Orchid
Membro Amador
Membro Amador

Mensagempor Orchid » quinta dez 09, 2010 4:19 pm

O que acho é que vou, decididamente, ser psicóloga num outro país.
Orchid Oblivion
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Re:

Mensagempor aniger » quarta dez 15, 2010 10:10 pm

Orchid Escreveu:O que acho é que vou, decididamente, ser psicóloga num outro país.

Também concordo. Aqui pagamos para tirar um curso e depois é só imposições....
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
dan_psi
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Re: Site da Ordem e Estágios Profissionais

Mensagempor dan_psi » quinta dez 16, 2010 10:26 am

Colegas:

Há alguém que já tenha sido aceite como membro estagiário e esteja "em avaliação" quanto à categoria...embora no meu caso seja a A. Era só para ver se era normal este tempo de espera... É que já estou em avaliação há algum tempo...e gostava de saber se algum colega também está nesta espera...isto porque para acedermos à tal plataforma de estágios precisamos de não estar em avaliação.
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Re: Site da Ordem e Estágios Profissionais

Mensagempor Liliana Costa » quinta dez 16, 2010 6:50 pm

Eu fiquei como estagiária, pedi reavaliação do processo para me inserirem na categoria C e continua a informação de aceite no site.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes